Pular para o conteúdo principal

A Aventura da Inclusão Escolar: Preciso de uma vaga | A Conquista




Há algum tempo vim aqui desesperada e escrevi o O Grito das Mães de Crianças com Deficiência, e a seguir na busca de uma vaga para o meu filho em uma escola, esbocei o post A Aventura da Inclusão Escolar: Preciso de uma vaga | A Necessidade e o Direito.

E hoje, venho compartilhar mais um pouco desta aventura, porém agora com final feliz, mas antes saibam que não foi nem um pouco fácil.

Me esbarrei em pessoas incríveis que a seguir tornaram-se o apoio que eu precisava para a conquista da vaga do meu filho.

Porém, neste caminho enfrentamos mais uma vez o despreparo de profissionais da área da educação, associados a pouca ou nenhuma humanidade. Uma pena! Quando imaginava ter resolvido tudo, mais uma mudança no cronograma. 



Se esta rua fosse minha ( " Nesta Rua " Cantiga de Roda Infantil )

Bogdan Plech





Mas, foi realmente um livramento, sai de uma escola com o coração apertado, pois lá não houve sequer um sorriso para o meu pequeno. Parecia mais que ele estava sendo observado da cabeça aos pés. A negativa veio no dia seguinte, fiquei decepcionada, mas hoje sei que foi o melhor que aconteceu.

Outras situações ocorreram, mas que não representam nada , realmente nada frente a conquista de uma vaga em escola regular na rede municipal de ensino de nossa cidade, nossa Taubaté.

Pedro Lucas foi tão bem recebido nesta nova escola, que tudo o que vivenciamos para chegar até aqui só serve para eu dizer para você, mãe de criança com deficiência: "Não desista do seu filho" " Não desista da luta" .  Eu entendo que temos que todos os dias transformar pedras em brilhantes, entendo também que não é responsabilidade apenas do estado ou município garantir os cuidados necessários aos nossos filhos. Ninguém pede para ter um filho com deficiência, do mesmo modo que o governo não deve arcar com tudo. Cabe a nós ajudar também neste trajeto, e assim consolidarmos ações e validarmos processos que funcionam e sinalizar aqueles que estão longe de atender as necessidades dos nossos filhos.


Mas, se não houver este relacionamento, este diálogo, será impossível evoluirmos no que se refere a inclusão escolar. 

As Leis estão aí para resguardar direitos sim, também deveres. Gratidão gigante neste momento por deparar-me com profissionais sensíveis, zelosas e o mais importante, que amam o que fazem, e por isso realizam tão bem suas atividades e responsabilidades.

Meu filho após o primeiro dia de aula, saiu tão sorridente da escola, que mesmo sem oralizar, ou melhor dizendo falar como nós, estava nítido que havia gostado da experiência. E que bom!

É isso aí, esta aventura chegou ao fim. E um mundo de possibilidades está apenas começando para o Pedro Lucas, amigos novos, professoras incríveis, profissionais encantadoras lhe cercam agora.

Muito obrigada a todos que me ajudaram nesta empreitada, em breve teremos notícias das conquistas do pequeno guerreiro, não tenho dúvidas disso!

É isso aí! <3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela orientativa para transição de medicamentos de seu filho especial

Well, esses dias o Neuropediatra do meu filho prescreveu uma série de mudanças nas dosagens, como também períodos/fases, horários para ser administrado cada medicamento. Confesso, que marquei no azulejo da minha cozinha as mudanças, mas mesmo assim, me equivoquei em duas situações. Então, matutando, pensei que se tivesse algo sistematicamente escrito poderia me ajudar. Bingo, coloquei os dados em uma planilha em excel, separei a quantidade de dias, horários, períodos, a dosagem, os medicamentos, e cada fase de transição dos medicamentos. E digo, tem dado certo, pois conforme separo os medicamentos eu marco na folha impressa o que já foi administrado. Ufa... Gostaria então de compartilhar esta ferramenta gerada de controle na mudança da medicação do pequeno, assim podemos evitar erros de dar dosagem superior, ou esquecermos algum medicamento, ou passar da hora etc. A ideia é marcarmos conforme separamos e administramos na criançada... São muitos detalhes, e o erro faz o...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...

Parte 3: Fazer ou não uma Tattoo - Prós e contras, e agora José?

A ideia deste post é evoluirmos e pensarmos um pouco mais, já falei que nada ocorre por acaso do destino, todo e qualquer movimento na sociedade se dá em virtude de seu contexto histórico, então a análise não pode ser isolada. É fato também, que não podemos fechar os olhos as razões pelas quais existem tanto blá blá blá quando falamos em tattoos. Nos próximos parágrafos serão apresentados as vantagens "Prós" e as desvantagens "Contras " de se fazer ou não uma tattoo . E agora José? É apenas para atribuirmos a cada um de nós a responsabilidade de tomar esta decisão ou não. Estou quase chegando lá, e apresentarei também a Perspectiva religiosa das tattoos , é pecado ou não? E para isso, localizei um vídeo que encerrará este post. Vantagens e Desvantagens A tattoo marca nossa pele e é um tanto quanto complicada de ser removida (e sua pele nunca mais voltará a ser mesma). Por isso, leve em consideração que é um desenho que ficará em seu corpo para o re...