Pular para o conteúdo principal

Parte 3: Fazer ou não uma Tattoo - Prós e contras, e agora José?



A ideia deste post é evoluirmos e pensarmos um pouco mais, já falei que nada ocorre por acaso do destino, todo e qualquer movimento na sociedade se dá em virtude de seu contexto histórico, então a análise não pode ser isolada. É fato também, que não podemos fechar os olhos as razões pelas quais existem tanto blá blá blá quando falamos em tattoos.

Nos próximos parágrafos serão apresentados as vantagens "Prós" e as desvantagens "Contras" de se fazer ou não uma tattoo. E agora José? É apenas para atribuirmos a cada um de nós a responsabilidade de tomar esta decisão ou não.

Estou quase chegando lá, e apresentarei também a Perspectiva religiosa das tattoos, é pecado ou não? E para isso, localizei um vídeo que encerrará este post.

Vantagens e Desvantagens

A tattoo marca nossa pele e é um tanto quanto complicada de ser removida (e sua pele nunca mais voltará a ser mesma). Por isso, leve em consideração que é um desenho que ficará em seu corpo para o resto da sua vida e se conscientize da necessidade e importância do seu ato. Para que não haja arrependimentos, escolha um desenho que tenha a ver com você ou com um momento que tenha passado e que acha importante deixar gravado. E, além disso, escolha um profissional qualificado e procure saber de todos os procedimentos do serviço. É sempre bom saber se o local tem alvará de funcionamento e verifique se está em boas condições de higiene. Preze pela sua saúde.


Vantagens


•Existem milhões de tatuagens possíveis, desde as mais tradicionais às mais excêntricas ou exclusivas, o que torna a experiência extremamente especial e única. 
•No mundo das tatuagens, as imagens e objetos ganham significados específicos que ajudam na hora da escolha.
•Se as imagens não convencerem, tem sempre outra opção: palavras, frases, números e datas.
•É uma forma de arte corporal muito específica e muito admirada, que permite a quem se tatua expressar-se de uma maneira muito pessoal.
•Uma tatuagem pode ser encarada como uma homenagem a uma pessoa especial, pode marcar a conquista de um obstáculo na vida ou o início de uma nova fase.
•É algo que pode ser privado, público ou ambos – sendo que todas estas vertentes têm o seu próprio encanto.
•Existe a possibilidade de escolher entre uma tatuagem colorida ou monocromática.
•No Verão as tatuagens serão mais visíveis, no Inverno menos.
•Existe ainda a opção de tatuar maquilagem permanente – eyeliner, batom ou contorno de lábios.
•As tatuagens médicas são um recurso ideal para quem queira identificar locais onde existem implantes.
•Não pode ser considerado um serviço dispendioso, uma vez que se sabe que quanto maior ou mais colorida a tatuagem, mais cara.
•Existem muitas zonas estratégicas do corpo onde as tatuagens podem ser facilmente tapadas se necessário.
•Se tiver muitas dúvidas relativamente à concretização, pode experimentar uma tatuagem não permanente ou as tatuagens de henna (são aplicadas com recurso a um pincel e tinta natural castanha; durante 3-4 semanas) para perceber se é algo que quer realmente ter na sua pele.
•Para quem não queira arriscar tanto, já existe a “tatuagem branca”, que é apenas visível com luz negra (a das discotecas), ideal para quem tem uma profissão conservadora ou famílias menos tolerantes. 

•É uma das fortes tendências do século XXI – estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas têm pelo menos uma tatuagem.  

Desvantagens

•Existem milhões de tatuagens possíveis, o que pode tornar a decisão extremamente difícil e/ou resultar numa tatuagem vulgar, da qual rapidamente se pode arrepender. 
•Ser tatuado é um processo moroso – quanto maior a tatuagem, mais tempo demorará a ficar pronta. No caso de peças inteiras, que cobrem costas, braços (conhecidas como “sleeves”) e pernas, a tatuagem terá de ser repartida ao longo de várias sessões.
•Ser tatuado é um processo doloroso – embora existem zonas de corpo onde doa menos que outras, regra geral, vai sentir dor.
•Existem vários cuidados em termos de higiene e segurança que têm de ser respeitados, quer pelo tatuador, quer pela pessoa tatuada, porque fazer uma tatuagem implica alguns riscos de saúde.
•O período de cicatrização de uma tatuagem é de pelo menos 30 dias, durante os quais terá de seguir à risca os cuidados típicos de pós-tatuagem – evitar o sol, a praia, piscinas, jacuzzis e saunas.
•Muitas tatuagens ou tatuagens muito visíveis podem prejudicar algumas pessoas profissional ou socialmente, dependendo no tipo de comunidade onde vivem.
•Existem zonas do corpo onde é mais difícil “esconder” uma tatuagem se tiver essa necessidade.
•No Verão as tatuagens serão mais visíveis, no Inverno menos.
•Dependendo do tamanho da tatuagem, pode ser considerado um serviço dispendioso.
•As tatuagens esmorecem com o tempo e requerem um certo regime de manutenção, o que implica gastar tempo e dinheiro extras.
•Se,  se arrepender de ter feito uma tatuagem e quiser eliminá-la, a remoção por laser é dolorosa e dispendiosa.


É pecado ou não?

Perspectiva religiosa

Cristianismo

Historicamente, o declínio na tatuagem tribal na Europa ocorreu com a expansão do Cristianismo. No entanto, alguns grupos cristãos como os Cavaleiros de São João de Malta ainda tinham o costume de fazer tatuagens em seus membros. O declínio ocorreu em outras culturas durante a tentativa europeia de se converter povos aborígenes ao cristianismo, alegando que as práticas de se fazer tatuagens eram práticas pagãs. Em algumas culturas indígenas a tatuagem era realizada no contexto da passagem da infância para a fase adulta.
A maioria dos cristãos não vê problemas com a prática, enquanto uma minoria usa a visão dos Hebreus contra as tatuagens baseado no livro de Levítico da Bíblia ("Não fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor." Lv 19,28). Não ha proibição por parte da Igreja Católica contra as tatuagens, não sendo considerada sacrilégio, blasfêmia ou obscena, embora também não haja encorajamento, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica: "Fora das indicações médicas de ordem estritamente terapêutica, as amputações, mutilações ou esterilizações diretamente voluntárias de pessoas inocentes, são contrárias à Lei moral" (CIC §2297).
O 5º Mandamento da Lei de Deus ordena "NÃO MATAR" (Ex 20,13; Dt 5,17), condenando as práticas de provocação voluntária de dor, como o sadomasoquismo. Em Gênesis, quando Deus cria todas as coisas, criou o homem e a mulher tal como são: corpo, mente, alma e espírito; ou seja, de forma perfeita como Ele é Perfeito (cf. Mt5,48), não havendo necessidade alguma de modificações corporais: "Deus contemplou toda a Sua obra, e viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). Visando esta verdade cristã, a Igreja afirma que os homens são imagem e semelhança de Deus Criador.

Mórmons

Membros da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são avisados por seus líderes a não tatuar seus corpos.Os mórmons acreditam que o corpo é um templo sagrado, assim dito no Novo Testamento , e que seus fiéis devem deixar seus corpos limpos. A prática da tatuagem é desencorajada e não recomendada.

Islamismo

Tatuagens são proibidas no Sunismo, mas permitidas no Xiismo. Vários muçulmanos sunitas acreditam que se tatuar é um pecado, pois isso envolve em mudar a criação deAlá (Surah 4 Verso 117-120). No entanto existem opiniões diferentes entre os sunitas do porque as tatuagens serem proibidas.[6]
Alguns muçulmanos, baseando-se num hadith duvidoso, dizem que o Profeta Maomé teria amaldiçoado quem se tatua, mas convenientemente se esquecem de que ele disse: "Em verdade, NÃO FUI ENVIADO AO MUNDO PRA AMALDIÇOAR, mas sim como um exemplo de misericórdia." (ِنِّي لَمْ أُبْعَثْ لَعَّانًا، وَإِنَّمَا بُعِثْتُ رَحْمَة»)[Sahih Muslim/Tafsir Ibn Kathir]

Judaísmo

As tatuagens são proibidas no Judaísmo[ baseado no livro de Levítico do Torah (19:28). A proibição é explicada por rabinos contemporâneos como sendo parte da proibição geral de modificações do corpo (com a exceção do ritual da circuncisão) que não sejam feitas por razões médicas. Maimonides, líder judeu do século 12, explicou que a proibição da tatuagem é uma resposta judia contra o paganismo.
Nos tempos modernos, a associação da tatuagem com o Holocausto e com os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao fato dos prisioneiros serem tatuados para identificação, fez com que a tatuagem seja vista com um nível maior de repulsa dentro da religião. A crença de que qualquer judeu com tatuagens não poder ser enterrado em cemitérios judaicos é um mito.

Hinduísmo

No Hinduísmo, fazer uma marca na testa é encorajada, pois se acredita que isso aumente o bem-estar espiritual. Várias mulheres hindus tatuam seus rostos com pontos, especialmente ao redor dos olhos e queixo, para espantar o mal e aumentar a beleza. Tribos locais usam a tatuagem para se diferenciar de certos clãs e grupos étnicos.


Okay! Agora segue o vídeo que considerei relevante, independente de seu credo, escolha religiosa, ele agrega e faz um chamado a uma análise mais detalhada. Bem, agora falta pouco para concluirmos toda esta discussão.




Por hoje chega, esta semana farei a entrevista com uma profissional muito requisitada e séria na área, Valéria Tatagiba, que inclusive desenvolve um trabalho incrível em mulheres que perderam suas mamas devido ao câncer . E estamos em outubro, todo rosa. Vamos fazer valer a informação.

É isso, até o próximo!



Gisele de Luna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar. É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos. Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional. E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem

COISAS que eu gostaria que você soubesse

A  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto.  Celebrada desde 1963 pela  Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma questão importante para esse segmento da população. Em 2023, o tema definido foi "Conectar e somar para construir inclusão".  Já em 2024 é "Nossa história: quem somos e o que fazemos".   A semana acontece anualmente e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Pedro Lucas Aproveito esta semana extremamente importante para falar também um pouco dos seis anos da Luna e Mel Recreações que está ligado diretamente aos 12 anos de vida do meu filho Pedro Lucas, meu propósito gigante de vida. E tenho certeza que ele e outras crianças com deficiência gostariam que você soubesse algumas coisas a seu respeito.

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo, você encontrará um convite para o pensar em um mundo cheio de oportunidades para brincar e aprender, e sabe aquela brincadeira genuína, que não requer muitos recursos para acontecer, e sim uma boa dose de criatividade, e mais ainda empatia? Então, é possível você também encontrá-la, desde que pergunte e se informe a respeito. Simples assim, e o melhor, possível. É tão libertador fomentar possibilidades de brincar junto independentemente das diferenças entre as crianças, afinal esta diversidade que favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo  e social de cada indivíduo. Este exercício de permitir-se ir além do que se tem conhecimento,  requer coragem para olhar o próximo em sua amplitude, e não somente a partir da deficiência em si.  Entendo que as emoções fazem parte da aventura do brincar. Em que cada um deve identificar, reconhecer e lidar com cada uma delas em sua vida. Falar a respeito do que nos afli