Pular para o conteúdo principal

Profissionais de Eventos: Cada um em seu quadrado



Nesta semana em um evento junto a parceiros, a noiva alugou alguns itens para seu casamento, e disse já fazer parte do contrato do buffet um profissional que irá apoiar na recepção. Então, perguntamos um pouco mais sobre este apoio, a noiva então respondeu que o buffet iria colocar um profissional na entrada para receber os convidados. E por esta razão não precisaria de uma Assessoria ou serviço de Cerimonial. Pára tudo!

Vamos entender um pouco cada coisa? E, Enquanto você lê, sugerimos que escute esta canção! (clique neste link)


ASSESSORIA


Com o objetivo de organizar o casamento da melhor forma possível, a assessoria tem como tarefa desenhar o perfil dos noivos e entender o que eles querem para o grande dia considerando sempre o orçamento disponível e o estilo deles e dos convidados.


A assessoria vai auxiliar os noivos a formatar o casamento indicando profissionais e participando da contratação de todos os fornecedores. A assessoria participa ativamente das reuniões e ajuda na tomada das decisões orientando no controle do orçamento através de ferramentas adequadas. Ou seja, a assessoria participa e organiza todas as etapas do evento até o dia de sua realização, quando então passa a responsabilidade para o cerimonial.


CERIMONIAL

O cerimonial é responsável pelo bom andamento das atividades no dia do casamento, o que inclui as formalidades da cerimônia e também da recepção. É o cerimonial quem vai ligar para os padrinhos, realizar os ensaios, orientar a entrada do cortejo na cerimônia, auxiliar os profissionais que estão envolvidos no evento, orientar os convidados e ajudar a resolver os possíveis problemas, além de outros detalhes necessários como a distribuição de lembranças ao longo da recepção.

E também pode realizar o acompanhamento da montagem do casamento, desde o início, com a chegada dos fornecedores, até a finalização das festividades, com a contagem das bebidas, recolhimento de itens e separação de kits para os noivos e pessoas indicadas, por exemplo.


Cerimonialista Gisele de Luna

Cerimonialista Letícia Sayure

Veja, no caso citado no início desta publicação, refere-se a um "Apoio" para a hora da festa, está longe de ser um serviço de Assessoria ou Cerimonial.


AUXÍLIO | APOIO


Existem empresas que prestam cumulativamente os serviços de auxílio ou apoio no decorrer da celebração, como por exemplo equipe da música, ou de fotografia e/ou filmagem, ou durante a recepção,  como alguns buffets de serviços oferecem.


O fato é que sabemos que isso também é feito para se ter um controle real da quantidade de convidados presentes versus contratado (pago por cabeça ) para o buffet, e havendo divergências tem-se como exigir o pagamento da diferença. Não é uma cortesia, é um controle real e necessário, portanto não é um serviço de Cerimonial ou de Organização do seu evento como um todo.

Cerimonialista Claryssa Monteiro


Cerimonialista Tatiana Fedatto

Cerimonialista Vânia Nunes

Estejam atentos, não se trata de uma bonificação, ou um diferencial,  e sim uma extensão dos serviços do buffet pelas razões já citadas.

Não muito distante, temos os serviços prestados por empresas de música e som para cerimônias que comportam também um assessor, para suprir a necessidade da cadência das músicas de entrada, durante e final da celebração. O foco é cumprir sem falhas a sequencia previamente programada com os noivos.

Cerimonialista Camila Chiaradia


Cerimonialista Thais Monteiro

Cerimonialista Ana Paula Vieira
Seguindo em frente, o mesmo se aplica, se formos avaliar em todos os demais serviços, cada profissional na área de eventos, tem suas competências, atribuições e responsabilidades, isso significa que está preparado para desenvolve-las, ou melhor, deveriam estar. E desse modo, abster-se das demais funções que não lhe cabem, ou dizem respeito.

Não queremos dizer com isso que uma determinada empresa, dentro da sua estrutura, não possa ter vários tipos de serviços agregados, com profissionais capacitados a altura. Estamos dizendo que precisamos ter clareza das reais atribuições de cada profissional, de modo a valorizar o seu papel no processo, e não menosprezá-lo perante aos demais, como algo superficial, desnecessário e tolo.

Cerimonialista Claudia Borges (do lado direito da Noiva)

Cerimonialista Marília Costa

Cerimonialista Mayla Simões

Muitas empresas disponibilizam um "auxílio", que não é bem uma assessoria, como por exemplo oferecem no pacote uma cerimonialista para a cerimônia, que na verdade irá no máximo organizar a fila do cortejo, cita a Cerimonialista Claryssa Monteiro. Contudo, existem casos e casos. O ideal é verificar realmente o que está se contratando.

Cerimonialista Marina Matos

Cerimonialista Rosi Alves

Claryssa Monteiro complementa, "É essencial ter uma equipe de cerimonial que esteja alinhada com todos os profissionais envolvidos com a cerimônia, incluindo o celebrante. Ter acesso aos nomes dos componentes do cortejo e aos contatos de alguns deles também faz com que imprevistos sejam facilmente contornados."


Experimente, perguntar para uma Noiva, qual o sentimento gerado, quando percebeu que as fotos que ela tanto queria não foram registradas, pela simples ausência de alguém para acompanhar a equipe de fotografia e filmagem. E ainda, da importância daquele terço da bisavó da noiva, esquecido pela amiga na hora da entrada da cerimônia.  Ou quando você investe nas lapelas e não tem quem as coloque no local correto, que não é no bolso dos padrinhos, não é mesmo? Ou quando esquece de jogar o buquê durante a recepção, tão óbvio?


Cerimonialista Adriana Monteiro

Cerimonialista Giane Oliveira

Enfim... São tantos detalhes tão ricos existentes deste o planejamento até a realização do seu grande dia, baseados em uma execução segura e profissional.

Entendemos que se cada fornecedor desempenhar bem a sua função, todos ganham. Tem espaço para todos executarem com excelência suas competências.  E o mais importante, sem desmerecer o papel dos demais profissionais. Isso não é  somente uma questão de transparência, mas também de ética profissional.

Esperamos de alguma forma ter contribuído para a sua escolha do melhor serviço para o seu perfil  e necessidade.

É isso aí!



Gisele de Luna. Psicóloga, CEO e Cerimonialista da Luna & Mel Assessoria e Cerimonial


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela orientativa para transição de medicamentos de seu filho especial

Well, esses dias o Neuropediatra do meu filho prescreveu uma série de mudanças nas dosagens, como também períodos/fases, horários para ser administrado cada medicamento. Confesso, que marquei no azulejo da minha cozinha as mudanças, mas mesmo assim, me equivoquei em duas situações. Então, matutando, pensei que se tivesse algo sistematicamente escrito poderia me ajudar. Bingo, coloquei os dados em uma planilha em excel, separei a quantidade de dias, horários, períodos, a dosagem, os medicamentos, e cada fase de transição dos medicamentos. E digo, tem dado certo, pois conforme separo os medicamentos eu marco na folha impressa o que já foi administrado. Ufa... Gostaria então de compartilhar esta ferramenta gerada de controle na mudança da medicação do pequeno, assim podemos evitar erros de dar dosagem superior, ou esquecermos algum medicamento, ou passar da hora etc. A ideia é marcarmos conforme separamos e administramos na criançada... São muitos detalhes, e o erro faz o...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...

Parte 3: Fazer ou não uma Tattoo - Prós e contras, e agora José?

A ideia deste post é evoluirmos e pensarmos um pouco mais, já falei que nada ocorre por acaso do destino, todo e qualquer movimento na sociedade se dá em virtude de seu contexto histórico, então a análise não pode ser isolada. É fato também, que não podemos fechar os olhos as razões pelas quais existem tanto blá blá blá quando falamos em tattoos. Nos próximos parágrafos serão apresentados as vantagens "Prós" e as desvantagens "Contras " de se fazer ou não uma tattoo . E agora José? É apenas para atribuirmos a cada um de nós a responsabilidade de tomar esta decisão ou não. Estou quase chegando lá, e apresentarei também a Perspectiva religiosa das tattoos , é pecado ou não? E para isso, localizei um vídeo que encerrará este post. Vantagens e Desvantagens A tattoo marca nossa pele e é um tanto quanto complicada de ser removida (e sua pele nunca mais voltará a ser mesma). Por isso, leve em consideração que é um desenho que ficará em seu corpo para o re...