Pular para o conteúdo principal

O Grito Das Mães De Crianças Com Deficiência





Hoje eu preciso muito escrever por milhões de motivos, porém aquele que me faz gritar em alto e bom tom, é que as mães de crianças com deficiência não podem calar-se e aceitar o que lhe é oferecido, se não é o mínimo que cabe ao seu filho com dignidade por direito, não por favor.

Por trás da carapaça da lei de inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares, garanto que há uma realidade perversa demais, pois infelizmente ainda é possível dribla-la muitas das vezes, sem o menor cuidado.


E fica aquele sentimento triste de indiferença, de desigualdade, de falta de respeito mesmo. Nenhuma empatia. Imagine você ter o seu filho com deficiência matriculado em uma escola, e no dia seguinte receber um contato de que não é mais possível?


Não vou desenvolver todo o enredo desta história real, pois ainda não houve um desfecho que seja favorável a parte mais afetada, a criança com deficiência.

Notoriamente, deveríamos repensar principalmente os profissionais das áreas de saúde e educação, o que os mesmos pensam a respeito de humanidade. Pensar no outro não como coisa, e sim como gente, que tem sentimentos inclusive. Seria muito interessante também, colocar-se no lugar do outro, como exercício de melhoria contínua.

Vocês não fazem ideia do que as mães ou responsáveis por crianças com deficiência passam? Seria demais vislumbrarem este mundo de medicações regradas, controles de alimentação, horários e dias intensos de reabilitação, inúmeras noites sem dormir, administrar o comportamento às vezes tido socialmente como inadequado, olhares de reprova de terceiros ou de piedade, ou ainda comentários infelizes e cruéis sobre a criança, a falta de acesso para você transitar por uma calçada cheia de buracos ou postes em lugares idiotas, ou não ter rampa de acesso aos lugares, ou pior, ter a rampa e ela estar sendo utilizada como estacionamento, ou "apenas por um minutinho" , ou os cochichos na fila do preferencial  e assim vai... É tudo muito doido, puxado mesmo a  realidade.

É estressante sim, mas é possível. Mas, não custa lembrar os cuidados que temos que ter com um filho tido como "normal", ou melhor sem deficiência. Não é diferente com um filho com deficiência, porém alguns aspectos tornam-se mais evidentes, os cuidados estão presentes em mínimos detalhes que podem ser fatais. Ficamos em alerta o tempo todo. Repare uma mãe que tenha filho com deficiência, se todas conseguem se cuidar como gostariam, ou as olheiras inevitáveis, a irritabilidade por noites mal dormidas sequenciais, o excesso de compromissos, além é claro, de sua vida profissional, afazeres domésticos, blá blá blá...

Veja, quero apenas que as pessoas sejam mais gentis umas com as outras, e que se disponibilizem a ajudar se puderem. Seja para dar uma carona, ou para lavar uma louça, ou para um desabafo, ou simplesmente para dizer "Estou aqui para o que precisar", " Você não está sozinha, conte comigo". Nunca foi tão doce ouvir frases como estas, ou sentir-se abraçada por elas.

Sinto falta sim, de uma assistência para as mães de crianças com deficiência, uma sensibilidade diferente. As organizações e as pessoas em geral, salvo exceções angelicais, pecam muito neste quesito. Muitas vezes, impõem regras quase impossíveis de serem acatadas satisfatoriamente, com ritmos e prazos irreais.

Bem, vou ficando por aqui hoje, pois a minha vontade é sair gritando pelas ruas, mas se grito resolvesse seria fácil. Temos que acreditar sim em meios legais para fazer a engrenagem rolar.

É isso aí!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela orientativa para transição de medicamentos de seu filho especial

Well, esses dias o Neuropediatra do meu filho prescreveu uma série de mudanças nas dosagens, como também períodos/fases, horários para ser administrado cada medicamento. Confesso, que marquei no azulejo da minha cozinha as mudanças, mas mesmo assim, me equivoquei em duas situações. Então, matutando, pensei que se tivesse algo sistematicamente escrito poderia me ajudar. Bingo, coloquei os dados em uma planilha em excel, separei a quantidade de dias, horários, períodos, a dosagem, os medicamentos, e cada fase de transição dos medicamentos. E digo, tem dado certo, pois conforme separo os medicamentos eu marco na folha impressa o que já foi administrado. Ufa... Gostaria então de compartilhar esta ferramenta gerada de controle na mudança da medicação do pequeno, assim podemos evitar erros de dar dosagem superior, ou esquecermos algum medicamento, ou passar da hora etc. A ideia é marcarmos conforme separamos e administramos na criançada... São muitos detalhes, e o erro faz o...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...

Parte 3: Fazer ou não uma Tattoo - Prós e contras, e agora José?

A ideia deste post é evoluirmos e pensarmos um pouco mais, já falei que nada ocorre por acaso do destino, todo e qualquer movimento na sociedade se dá em virtude de seu contexto histórico, então a análise não pode ser isolada. É fato também, que não podemos fechar os olhos as razões pelas quais existem tanto blá blá blá quando falamos em tattoos. Nos próximos parágrafos serão apresentados as vantagens "Prós" e as desvantagens "Contras " de se fazer ou não uma tattoo . E agora José? É apenas para atribuirmos a cada um de nós a responsabilidade de tomar esta decisão ou não. Estou quase chegando lá, e apresentarei também a Perspectiva religiosa das tattoos , é pecado ou não? E para isso, localizei um vídeo que encerrará este post. Vantagens e Desvantagens A tattoo marca nossa pele e é um tanto quanto complicada de ser removida (e sua pele nunca mais voltará a ser mesma). Por isso, leve em consideração que é um desenho que ficará em seu corpo para o re...