Pular para o conteúdo principal

O que é um RH estratégico afinal?




Quero começar esta publicação te fazendo algumas perguntas, afinal elas que são propulsoras de novo pensar. Então, vamos lá, você profissional de recursos humanos e/ou gestão de pessoas, quantas vezes já se perguntou o que é efetivamente um RH estratégico?

Você saberia me dizer o que você faz ou tem que fazer para transformar a área de recursos humanos em um departamento focado em estratégias e soluções?

Esses dias envolvida fortemente em ações motivacionais, acreditava estar focada em algo maior, envolver as pessoas, engajar o time através do endomarketing, aproveitando claramente o que temos de acontecimentos nos diferentes meses do ano e trazer este foco.

Não que isto não seja válido, sim, é! Contudo, tem que estar alinhado ao negócio. Mais ou menos assim, se a organização em que eu atuo, tem níveis elevados de absenteísmo, preciso entender o que leva a isso, chegar a causa raiz, investigar a fundo, entender o todo. Lembrando-me que este KPI,  indicador de performance pode ser uma grande oportunidade para a promoção de ações ligadas a saúde, compreendendo que, a falta dela, compromete a presença do colaborador, e assim afeta o resultado.

Logo, a ação que eu for desenvolver ou propor, deverá conter claramente o foco, o objetivo, melhor dizendo onde quero chegar, e qual é o resultado esperado. Os números aqui falam mais alto, não adianta ser apenas uma ideia revestida de criatividade e inteligência, se não for aplicada ao contexto, momento organizacional certo.

O pensar estratégico demanda uma visão macro do negócio, precisamos ter acesso aos resultados da empresa, desmistificar que o RH só cuida de pessoas, o RH cuida do negócio, a partir, através, por e pelas pessoas que compõem este cenário. É algo lógico, ai que você se engana.


As pressões de um mercado cada vez mais competitivo sobre a moderna organização, requerem mais fortemente aumento de produtividade. O RH entra com uma missão não menos importante e nem um pouco fácil de colaborar para a redução de custos, como também em ações que agreguem maior valor. 


Temos que ir além do óbvio, surpreender a partir do entendimento de que somos uma peça chave na organização, pois caminhamos com ela para otimizar o desempenho. A sensibilidade é o mínimo esperado para quem trabalha em RH, uma dose consistente de empatia, e arrojo para transformar através da habilidade de lidar com pessoas um diferencial para o time. 

O RH necessita repensar seus sistemas atuais de trabalho, e viabilizar a implantação de uma abordagem, que agiliza seus procedimentos e fortalece através do suporte eficaz a gestão de pessoas em áreas distintas.

Traduza os números da empresa que você trabalha, estude, aprimore suas práticas. Reinvente um departamento, levante da cadeira de sua mesa de trabalho, vá até a área produtiva, investigue, entenda o começo, meio e fim do negócio. Quanto mais entende-se do negócio, mais temos condições de colaborar com ele, pois somos parte dele e assim, demonstramos o quanto estamos conectados.


A prática estará alinhada ao discurso com propriedade e não com suposições e achismos. Elucide as possibilidades, brinque com os números, familiarize-se com eles.


Sendo assim, um RH estratégico baseia-se em profissionais competentes, com práticas alinhadas ao negócio, com agilidade e flexibilidade suficientes e foco na excelência. Tudo isso para colaborar para o alcance dos resultados efetivos, melhoria de performance organizacional e satisfação dos clientes, sejam eles internos ou externos.

É focar na força de trabalho e talentos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais.


Palavras-chave: estratégia, endomarketing, absenteísmo, causa raiz, KPI, indicador de performance, missão, talentos, clientes interno e externo, e objetivos organizacionais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela orientativa para transição de medicamentos de seu filho especial

Well, esses dias o Neuropediatra do meu filho prescreveu uma série de mudanças nas dosagens, como também períodos/fases, horários para ser administrado cada medicamento. Confesso, que marquei no azulejo da minha cozinha as mudanças, mas mesmo assim, me equivoquei em duas situações. Então, matutando, pensei que se tivesse algo sistematicamente escrito poderia me ajudar. Bingo, coloquei os dados em uma planilha em excel, separei a quantidade de dias, horários, períodos, a dosagem, os medicamentos, e cada fase de transição dos medicamentos. E digo, tem dado certo, pois conforme separo os medicamentos eu marco na folha impressa o que já foi administrado. Ufa... Gostaria então de compartilhar esta ferramenta gerada de controle na mudança da medicação do pequeno, assim podemos evitar erros de dar dosagem superior, ou esquecermos algum medicamento, ou passar da hora etc. A ideia é marcarmos conforme separamos e administramos na criançada... São muitos detalhes, e o erro faz o...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...

Parte 3: Fazer ou não uma Tattoo - Prós e contras, e agora José?

A ideia deste post é evoluirmos e pensarmos um pouco mais, já falei que nada ocorre por acaso do destino, todo e qualquer movimento na sociedade se dá em virtude de seu contexto histórico, então a análise não pode ser isolada. É fato também, que não podemos fechar os olhos as razões pelas quais existem tanto blá blá blá quando falamos em tattoos. Nos próximos parágrafos serão apresentados as vantagens "Prós" e as desvantagens "Contras " de se fazer ou não uma tattoo . E agora José? É apenas para atribuirmos a cada um de nós a responsabilidade de tomar esta decisão ou não. Estou quase chegando lá, e apresentarei também a Perspectiva religiosa das tattoos , é pecado ou não? E para isso, localizei um vídeo que encerrará este post. Vantagens e Desvantagens A tattoo marca nossa pele e é um tanto quanto complicada de ser removida (e sua pele nunca mais voltará a ser mesma). Por isso, leve em consideração que é um desenho que ficará em seu corpo para o re...