Pular para o conteúdo principal

O mundo do quase em ação

Olá,

Passando por aqui para falar um pouco daqueles projetos, sonhos quase alcançados, mas que por uma razão ou outra acabam ficando pelo caminho. Mais ou menos assim:

Quase fui escolhido...
Meu inglês está quase fluente...
Meu MBA quase finalizado...
A vaga dos sonhos quase foi minha...
A leitura de um livro incrível quase concluída...
E assim vai...Blá blá blá...





Quando não focamos efetivamente em algo, o quase torna-se muito presente em nossa vida. Uma parte fica pela metade, traz amargura, acidez do insucesso.

Penso que cabe a nós decifrar se todos estes projetos e sonhos são realmente relevantes em nossas vidas. É triste parar no meio do caminho, é um investimento mal conduzido, são gastos sem retorno efetivo, são justificativas diversas.

Daí vem a máxima, quando queremos algo verdadeiramente fazemos acontecer, caso contrário encontramos as melhores e inúmeras desculpas.

Depois que temos os filhos, aqui cabe uma reflexão temos que ficar de olho nas mensagens que passamos para eles, aquelas que não são ditas, mas percebidas. Somos exemplos, e não queremos ser maus exemplos.

Cobro a excelência de conduta, atitude de meus filhos, e é muito insano não cobrar então de mim mesma. Procuro torná-los pessoas melhores, e fico orgulhosa por demais quando vejo que eles entendem o meu esforço em concluir um trabalho, e fico frustradíssima quando eles percebem algo que não fui bem sucedida, mas me acolhem mesmo assim.

O quase deveria ser banido da face da terra, das mentes das pessoas, de modo a começarmos algo, e finalizarmos. Verdadeiramente começo, meio e fim. Lembro até hoje uma gerente que tive, que falava isso repetidas vezes, por mais que eu não concorda-se com uma série de atitudes dela, nisso ela estava muito, mas muito certa!

Como podemos quantificar os quases? Não podemos simplesmente. O que podemos é aprimorar o nosso foco, rever prioridades, estabelecer estratégias e prazos para conclusão. Sim. E a partir disso reunir todo esforço necessário para o cumprimento das metas, dos objetivos.

Colecionaremos assim uma série de fins, de certificados, de reconhecimentos, e de satisfação pessoal, pois olharemos para trás e perceberemos que todo o esforço foi recompensado com a conclusão, com um desfecho positivo ou não. Mas, chegamos lá!

Então, ainda há tempo de concluir assuntos, pendências, e trazer a leveza para a mente, a alma agradece.

Parto eu agora, para enfrentar alguns quases que estão me importunando significativamente. Boa sorte para mim e para vocês também!

É isso aí, até o próximo post!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar. É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos. Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional. E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem

COISAS que eu gostaria que você soubesse

A  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto.  Celebrada desde 1963 pela  Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma questão importante para esse segmento da população. Em 2023, o tema definido foi "Conectar e somar para construir inclusão".  Já em 2024 é "Nossa história: quem somos e o que fazemos".   A semana acontece anualmente e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Pedro Lucas Aproveito esta semana extremamente importante para falar também um pouco dos seis anos da Luna e Mel Recreações que está ligado diretamente aos 12 anos de vida do meu filho Pedro Lucas, meu propósito gigante de vida. E tenho certeza que ele e outras crianças com deficiência gostariam que você soubesse algumas coisas a seu respeito.

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo, você encontrará um convite para o pensar em um mundo cheio de oportunidades para brincar e aprender, e sabe aquela brincadeira genuína, que não requer muitos recursos para acontecer, e sim uma boa dose de criatividade, e mais ainda empatia? Então, é possível você também encontrá-la, desde que pergunte e se informe a respeito. Simples assim, e o melhor, possível. É tão libertador fomentar possibilidades de brincar junto independentemente das diferenças entre as crianças, afinal esta diversidade que favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo  e social de cada indivíduo. Este exercício de permitir-se ir além do que se tem conhecimento,  requer coragem para olhar o próximo em sua amplitude, e não somente a partir da deficiência em si.  Entendo que as emoções fazem parte da aventura do brincar. Em que cada um deve identificar, reconhecer e lidar com cada uma delas em sua vida. Falar a respeito do que nos afli