Pular para o conteúdo principal

Domingo é dia de feira? É sim senhor!





A disposição pula da cama em meus domingos. Além de assistir a uma matéria bem cedo na TV Vanguarda às 06h30 " Vanguarda Comunidade" , se me permitem um parenteses, as matérias são ótimas com conteúdo extremamente útil, mas convenhamos acordar cedinho assim em um domingo, é covardia...risos...

Vamos ter foco, sempre avalio o que irá agregar para mim aquela informação. Como estou adorando fazer LIBRAS, não podia não assistir. 

Depois, vim para cá preparar alguns detalhes do Café da tarde de domingo que ficou divino, mas para isto acontecer fui para a feira cedinho, e aí como isto está virando um hábito, vale a pena dizer que você encontra tudo mais fresquinho, um aroma peculiar... É engraçado, que se estabelece uma relação com algumas barracas, e vendedores...E as histórias que eles contam da procedência de tudo, é muito rico...Ontem comprei mel que veio de Baependi - um município do estado de Minas Gerais, e morangos de Atibaia e assim vai. Talvez nem sejam verdadeiras, mas é interessante perceber as estratégias de vendas, elas funcionam sim. Não é a toa que tem feirantes que encerram as suas atividades mais rapidamente, por venderem mais prontamente o melhor.

Como era domingo, há a tradicional e folclórica feira da breganha, barganha ou berganha (*) ...Fica a sua escolha. Hoje eu fui com uma missão a esta, precisava de alguns itens decorativos, e pasmem comprei tudo a preço de banana, bem diferente se tivesse que comprá-los em loja de móveis ou artigos usados. É estranho, nesta feira, eles querem a todo custo se desfazer de coisas que desconhecem o real valor. 

Quando eu vejo algo inusitado, começa um movimento diferente em minha mente, de onde essa peça veio? De que ano ela é? Que pedaço da nossa história ela traz para nós? A quem pertenceu? Se ela foi útil? E em que posso aplicá-la? E não acabam mais as perguntas, algumas permanecem sem respostas, então venho ao google e resgato algumas informações sobre peças similares. E assim, o meu acervo está crescendo. E cada uma delas, traz um turbilhão de ideias para aplicação em meus trabalhos.

E me divirto com as possibilidades deste dia, depois conto mais causos a respeito.

Semana boa, é isso aí!


Gisele de Luna






Read 

(bar.ga.nha, ber.ga.nha, bre.ga.nha)
sf.
1. Ação ou resultado de barganhar, de pedir abatimento no preço de algo; PECHINCHA
2. Troca, permuta, esp. de bens ou produtos de valor não muito alto: Os fazendeiros fizeram uma
 barganha de animais
3. Aquilo que é oferecido ou vendido por preço muito baixo; negócio muito vantajoso para quem compra.



Read more: http://www.aulete.com.br/barganha,%20berganha,%20breganha#ixzz3BPJ2K3OP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar. É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos. Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional. E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem

COISAS que eu gostaria que você soubesse

A  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto.  Celebrada desde 1963 pela  Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma questão importante para esse segmento da população. Em 2023, o tema definido foi "Conectar e somar para construir inclusão".  Já em 2024 é "Nossa história: quem somos e o que fazemos".   A semana acontece anualmente e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Pedro Lucas Aproveito esta semana extremamente importante para falar também um pouco dos seis anos da Luna e Mel Recreações que está ligado diretamente aos 12 anos de vida do meu filho Pedro Lucas, meu propósito gigante de vida. E tenho certeza que ele e outras crianças com deficiência gostariam que você soubesse algumas coisas a seu respeito.

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo, você encontrará um convite para o pensar em um mundo cheio de oportunidades para brincar e aprender, e sabe aquela brincadeira genuína, que não requer muitos recursos para acontecer, e sim uma boa dose de criatividade, e mais ainda empatia? Então, é possível você também encontrá-la, desde que pergunte e se informe a respeito. Simples assim, e o melhor, possível. É tão libertador fomentar possibilidades de brincar junto independentemente das diferenças entre as crianças, afinal esta diversidade que favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo  e social de cada indivíduo. Este exercício de permitir-se ir além do que se tem conhecimento,  requer coragem para olhar o próximo em sua amplitude, e não somente a partir da deficiência em si.  Entendo que as emoções fazem parte da aventura do brincar. Em que cada um deve identificar, reconhecer e lidar com cada uma delas em sua vida. Falar a respeito do que nos afli