Pular para o conteúdo principal

62 Dias distante da rotina corporativa

Enfim, o retorno ao trabalho após nada mais e nem nada menos que 62 dias ausente da rotina corporativa. Desafio será retomar as atribuições mantendo o foco para que o relaxamento dos dias de descanso não caiam por terra com o turbilhão de informações quer precisarão ser absorvidas, talvez trazendo uma carga de preocupações ou mesmo com a expectativa de problemas após a chegada. 


Dizem, que “Uma pessoa que não aproveita as férias e continua ligada nos afazeres, atendendo telefonemas e respondendo e-mails, sofre uma sobrecarga que pode acarretar em problemas como alterações de humor, irritabilidade, depressão, dores de cabeça constantes, gastrites e mal estar, que formam o quadro de stress”, afirma Sâmia Simurro. “Portanto, é necessário que o profissional se desligue das obrigações e pense que as férias são um tempo reservado para o descanso e lazer”, completa.


Posso dizer que as primeiras duas semanas foram cruéis, senti dificuldades para desconectar, porém gradativamente fui me envolvendo com outros papéis da minha vida tão importantes quanto o laborativo.

Viajei para Brasília, fui afagada abundantemente por familiares;  neste período o papel de mãe foi o mais evidenciado, coloquei em ordem uma série de compromissos pessoais; dormi muito; efetivei projetos de longa data; retomei meus estudos no MBA; procurei ser uma esposa melhor, eu creio nisso; e a minha casa, ficou mais organizada, aconchegante e com cara de que tem mulher no pedaço; recebi estrangeiros em meu lar na Jornada Mundial da Juventude; recebi amigos em casa, fui anfitriã; realizei pesquisas; descobri muitos grupos bacanas no Facebook que tem me ajudado com a aquisição de brinquedos para estimulação do meu pequeno a um baixo custo de investimento; comi brigadeiro, pipoca e bolo com meus filhos; visitei mais meus pais, familiares etc; participei de rodada de negócios, grupos de rh; dirigi menos; compartilhei grande conquista de uma amiga no Rio de Janeiro; participei de etapas da realização de um sonho; lidei com perdas, compartilhei o meu ombro;  vi tantos sorrisos nos rostos de meus filhos que foram gratificantes por demais; e tantas outras pequenas e grandes coisas foram permitidas de serem vivenciadas. E sou grata por cada uma delas, de uma maneira especial.

A logística do retorno foi articulada de modo que todos, inclusive eu, tenhamos muita tranquilidade para cumprir com os nossos compromissos, que o equilíbrio permeie a minha retomada, que a disciplina faça mais parte de mim, e que eu possa ser melhor a cada novo dia. 


Borboletas no estômago, filhos no coração, e uma vontade enorme de recomeçar. E é assim que tem que ser, é, e será!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar. É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos. Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional. E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem

COISAS que eu gostaria que você soubesse

A  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto.  Celebrada desde 1963 pela  Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma questão importante para esse segmento da população. Em 2023, o tema definido foi "Conectar e somar para construir inclusão".  Já em 2024 é "Nossa história: quem somos e o que fazemos".   A semana acontece anualmente e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Pedro Lucas Aproveito esta semana extremamente importante para falar também um pouco dos seis anos da Luna e Mel Recreações que está ligado diretamente aos 12 anos de vida do meu filho Pedro Lucas, meu propósito gigante de vida. E tenho certeza que ele e outras crianças com deficiência gostariam que você soubesse algumas coisas a seu respeito.

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo, você encontrará um convite para o pensar em um mundo cheio de oportunidades para brincar e aprender, e sabe aquela brincadeira genuína, que não requer muitos recursos para acontecer, e sim uma boa dose de criatividade, e mais ainda empatia? Então, é possível você também encontrá-la, desde que pergunte e se informe a respeito. Simples assim, e o melhor, possível. É tão libertador fomentar possibilidades de brincar junto independentemente das diferenças entre as crianças, afinal esta diversidade que favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo  e social de cada indivíduo. Este exercício de permitir-se ir além do que se tem conhecimento,  requer coragem para olhar o próximo em sua amplitude, e não somente a partir da deficiência em si.  Entendo que as emoções fazem parte da aventura do brincar. Em que cada um deve identificar, reconhecer e lidar com cada uma delas em sua vida. Falar a respeito do que nos afli