Pular para o conteúdo principal

Quem nunca precisou de um Psicólogo?

Quem nunca precisou de um Psicólogo?

Nunca vimos tantas manchetes trágicas, surreais, angustiantes e incontroladas. Tanta incoerência, equilíbrio em nada. Os parâmetros da normalidade nunca foram tão questionados. As teorias colocadas em dúvida. As aparências que enganam, e tornando-se  ponto pacífico a essência dos fatos e das pessoas. O elemento humano o tempo todo mostra suas facetas de maneira inoportuna e invasiva. Como não pensar em propor saúde? Como não pensar em tornar moda também a busca pelo equilíbrio humano? E assim, como não pensar na psicologia, ou nos "Doutores" das mentes e das almas?

A essência do ser é clara, peraí, ou pelo menos deveria ser para si próprio. Essa semana foi bombástica em vários sentidos para mim, ela foi reflexo direto das imperfeições da vida na qual estou inserida. Nas incertezas e principalmente nas certezas. Pára tudo, e pense, precisamos dar conta de tudo a nossa volta?

Claro, que não! Por mais que tenhamos maturidade para lidar com imprevistos, podemos sim ser pegos de surpresa com algo ainda não vivido, ou ainda não elaborado. Extremamente comum nos sentirmos fora da zona de conforto, ao nos depararmos com cenários diferenciados.

Como psicóloga,  atuo atualmente como analista de recursos humanos, dentre algumas atribuições como recrutamento e seleção, comunicação, eventos,  desenvolvo ações de acompanhamento social. E digo, com conhecimento de causa, nunca vi os limites das pessoas serem tão afrontados, uma desorganização mental evidenciada, por exemplo,  em relacionamentos constantes e fracassados, dificuldades em lidar com as finanças, envolvimento com drogas, não aceitação de disciplina, regras etc. Em minha carreira, já permeei por trabalhos anteriores em várias áreas, como clínica, hospitalar, educacional, vocacional, já lecionei em cursos técnicos, enfim já fiz de tudo um pouco. Mas, o que verdadeiramente me dá prazer é poder exercer a psicologia em sua totalidade, poder desvencilhar, ajudar pessoas e a mim mesma a melhorar suas vidas, superar fases difíceis e principalmente construir uma nova história.

Muito me encanta poder exercitar e aplicar meus conhecimentos para o bem seja lá de quem for. Vivenciar situações distintas relacionadas a superação, então, é no mínimo desafiador. Estou fazendo o melhor que posso, e buscando forças para manter-me firme em meus propósitos, continuar sendo uma pessoa otimista, existencialista e resiliente. Isso dá trabalho, é um investimento contínuo.

Próximo dia 27 é dia dos psicólogos, data oportuna para mim, para colegas de profissão, data oportuna para quem precisa. Data positiva para poder valorizar esses profissionais que também são gente, que erram, falham, choram e recomeçam a cada dia. Afinal, quem pode dizer que nunca precisou de um psicólogo? Quem nunca passou por alguma perda que abalasse as suas estruturas? Quem nunca sentiu medo de algo? Quem nunca quis jogar tudo para o alto? Quem nunca precisou recuar estrategicamente em algum ponto de sua vida?

Foi-se o tempo que a psicologia estava associada apenas a loucura, ou vulgarmente falando, para "doidos", ou "malucos". Para se ter uma ideia, Psicólogo também vai ao psicólogo, para resgatar a si próprio, equilibrar-se, focar sua vida, e assim poder atuar de maneira ética e digna, e ajudar o outro com neutralidade.

Fique atento, é desagradável ficar sempre com o mesmo discurso chato, reclamando de algo sem tomar decisões, ou ações que sinalizem uma mudança de atitude. Repetindo um ciclo vicioso, como se fosse um disco arranhado. As pessoas eventualmente a sua volta podem até te escutar, lhe dar conselhos bons ou ruins, porém, a resolução de sua vida, sempre dependerá única e exclusivamente de você mesmo e não do outro, por mais que este outro faça.

É preciso descobrir o melhor de si, a partir do estudo, da persistência. É necessário acreditar no melhor das pessoas sempre. A leveza do ser é possível, deve ser constante a busca para uma qualidade de vida superior, quem sabe ir além do esperado. Surpreender-se consigo próprio ainda é um bom negócio, em que a lucratividade dos resultados não é só sua, mas também de todas as relações que você estabelece neste mundo.

Caros, neste dia, olhe para o espelho de um modo mais que especial. Viva as possibilidades que são dadas para ser verdadeiramente feliz. Se não souber o caminho, lembre-se que tem alguém que pode lhe ajudar. Psicólogos, feliz dia 27 de agosto!



***
Gisele de Luna
Psicóloga
CRP 06/52233-8



Comentários

  1. Gisele, parabéns pelo seu dia e são pessoas assim como você que faz a vida, muitas vezes ficar mais facil...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, seria ótimo saber quem escreveu isso para mim, pois daí poderia dizer, que você também torna a vida melhor, quando reconhece o outro como alguém que pode contribuir...Fico grata pelo comentário, e volte sempre quando quiser...Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom, tive a oportunidade de conhecer esta pessoa que nos trás inspiração com apenas um sorriso.. teu olhar é longínquo, tanto quanto infinito.. Ao vê-la assim me sinto: Contente me vejo inocente .. olhando fixamente em seus olhos.. Me jogo em um céu estrelado.. De cor púrpura aperolado ... Teu jeito de ser é diferente, um jeito que encanta agente.. Suas palavras se chocam com as minhas. De alguma forma, uma completa a outra.. Assim criando uma história, que com tanta luz será cheia de glória.. Assim espero te ter em vista por todo tempo de minha vida.. Obrigada, te vejo pela estrada, ouço tua voz, e respondo sem dó.. que bom te ver nem que por um minuto só.. Parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu pensar e a sua escrita trazem claramente a beleza que tens. Muito belo o seu comentário, sou grata em tê-la em minha vida, realmente somos responsáveis por tudo que cativamos. A recíproca é verdadeira, estarei presente em seu caminhar até sempre. Abraço gigante, Maiara Cristina, que Deus continue abençoando abundantemente a sua vida.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar. É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos. Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional. E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem

COISAS que eu gostaria que você soubesse

A  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto.  Celebrada desde 1963 pela  Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma questão importante para esse segmento da população. Em 2023, o tema definido foi "Conectar e somar para construir inclusão".  Já em 2024 é "Nossa história: quem somos e o que fazemos".   A semana acontece anualmente e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Pedro Lucas Aproveito esta semana extremamente importante para falar também um pouco dos seis anos da Luna e Mel Recreações que está ligado diretamente aos 12 anos de vida do meu filho Pedro Lucas, meu propósito gigante de vida. E tenho certeza que ele e outras crianças com deficiência gostariam que você soubesse algumas coisas a seu respeito.

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo, você encontrará um convite para o pensar em um mundo cheio de oportunidades para brincar e aprender, e sabe aquela brincadeira genuína, que não requer muitos recursos para acontecer, e sim uma boa dose de criatividade, e mais ainda empatia? Então, é possível você também encontrá-la, desde que pergunte e se informe a respeito. Simples assim, e o melhor, possível. É tão libertador fomentar possibilidades de brincar junto independentemente das diferenças entre as crianças, afinal esta diversidade que favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo  e social de cada indivíduo. Este exercício de permitir-se ir além do que se tem conhecimento,  requer coragem para olhar o próximo em sua amplitude, e não somente a partir da deficiência em si.  Entendo que as emoções fazem parte da aventura do brincar. Em que cada um deve identificar, reconhecer e lidar com cada uma delas em sua vida. Falar a respeito do que nos afli