Pular para o conteúdo principal

COISAS que eu gostaria que você soubesse

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto. 

Celebrada desde 1963 pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma questão importante para esse segmento da população. Em 2023, o tema definido foi "Conectar e somar para construir inclusão". 

Já em 2024 é "Nossa história: quem somos e o que fazemos".  A semana acontece anualmente e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Pedro Lucas

Aproveito esta semana extremamente importante para falar também um pouco dos seis anos da Luna e Mel Recreações que está ligado diretamente aos 12 anos de vida do meu filho Pedro Lucas, meu propósito gigante de vida. E tenho certeza que ele e outras crianças com deficiência gostariam que você soubesse algumas coisas a seu respeito.


COISAS que eu gostaria que você soubesse


. Foque em mim, e não em minha deficiência. Acredite em mim, eu posso aprender;

. Saiba que, tenho necessidades específicas, mas também que sou incrível justamente por isso;

. Descubra, pesquise, estude e também pergunte sobre as minhas habilidades;

. Procure, e aprenda novas formas de me ensinar;

. Me inclua em todas as atividades, principalmente no brincar;

. Nada de julgamentos. Vem conhecer a minha história primeiro;

. Transforme minhas limitações em vantagens competitivas;

. Conscientize meus colegas sobre a importância da inclusão;

. Fale comigo também, se eu puder me comunicar. Não apenas com os meu pais;

. Compartilhe os resultados positivos que eu tiver.


O brincar vai muito além da diversão. A partir do brincar é possível incluir. A inclusão deve ser construída diariamente por toda a sociedade e devemos criar continuamente novos canais de comunicação, inclusive digital para a ampliação de horizontes e perspectivas quanto à inclusão. 


É isso aí!




#inclusao #acessibilidade #pessoacomdeficiencia #deficiencia #deficienciaintelectual #deficienciamultipla #todospelainclusao #trabalhodeformiguinha #umdiaporvez #recreacao #recreacaoinclusiva #brincadeirasadaptadas #lunaemelrecreacoes #gentequeamaabrincar




Comentários

  1. É muito nobre pessoas como você que desenvolvem habilidades para demonstrar como os desafios podem ser encarados. Inspira numa importante luta, parabéns pelo legado.
    Tudo aquilo que escreveu poderia ser usado para qualquer outra pessoa humana que só tornaria nossa existência mais solidária, respeitosa e sustentável..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Simone, agradeço demais o seu comentário, saiba que ele fortalece e muito a minha luta, na realidade impulsiona novos pensares e fazeres. Seja sempre muito bem vinda. Aproveito para convidá-la a seguir-me, grande abraço.

      Excluir
  2. Parabenizo! Pela eficiência da umabordagem nesse processo que desenvolve com excelência ,comprometimento e determinação. Que os segmentos da sociedade brasileira, abracem com afinco, e transforme esse projeto legitimando acesso às pessoas "Especias" com dignidade e afetividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Temos que falar a respeito de inclusão e acessibilidade sempre. A ideia é contribuir para uma sociedade mais sensível a diversidade.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar. É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos. Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional. E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo, você encontrará um convite para o pensar em um mundo cheio de oportunidades para brincar e aprender, e sabe aquela brincadeira genuína, que não requer muitos recursos para acontecer, e sim uma boa dose de criatividade, e mais ainda empatia? Então, é possível você também encontrá-la, desde que pergunte e se informe a respeito. Simples assim, e o melhor, possível. É tão libertador fomentar possibilidades de brincar junto independentemente das diferenças entre as crianças, afinal esta diversidade que favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo  e social de cada indivíduo. Este exercício de permitir-se ir além do que se tem conhecimento,  requer coragem para olhar o próximo em sua amplitude, e não somente a partir da deficiência em si.  Entendo que as emoções fazem parte da aventura do brincar. Em que cada um deve identificar, reconhecer e lidar com cada uma delas em sua vida. Falar a respeito do que nos afli