Pular para o conteúdo principal

Cerimonialista: O que ele faz no seu evento Não tem preço!



Oie, Noivinhas lindas e maravilhosas,
Hoje resolvi vir aqui e falar um pouco a respeito de reclamações que tenho ouvido a respeito de falhas em serviços de cerimonial desta ou daquela profissional.
O fato é assim, primeiro, que tipo de serviço você realmente contratou? Cerimonial completo, ou seja acompanhamento desde a decisão do casamento, assessorando em planejamento, orçamentos, visitas técnicas, negociações etc? Ou Cerimonial Dia, em que a Cerimonialista entra em ação praticamente na semana ou no dia do casamento, com checagem das entregas dos fornecedores, montagem, cerimonial, recepção e desmontagem da recepção, caso haja? Ou apenas serviço de cortejo, que significa que você contratou a profissional apenas para orientar nas entradas da cerimônia (noivo, padrinhos, pais, daminhas e/ou pajens, noiva etc), homenagens, cumprimentos, saídas e fim? Ou apenas apoio na Recepção, ou seja controle de lista de convidados, verificação da disposição dos serviços, cadência da recepção com horários certos de fotos, abertura da pista de dança com os noivos, hora da gravata e/ou do sapatinho, fotos com padrinhos, familiares e amigos, corte do bolo, brinde, hora do buquê, comes e bebes dos noivos e mais?
Veja, faz toda a diferença você contratar a primeira modalidade de serviço e a última citada. As exigências são diferentes em cada uma delas. Exemplo, você não poderá cobrar da Cerimonialista a desmontagem da festa, se tiver contratado apenas a Recepção, pois como ela irá realizar um trabalho adequado se não acompanhou as entregas dos fornecedores e nem conferiu o que foi entregue? Porém, você poderá sim cobrar desta profissional se ela esqueceu o terço que você ganhou de sua avó e que você entraria juntamente com o buquê, se de fato isto estava no script de todo o trabalho.
Tenho ouvido muitas queixas, e falas tipo " Me arrependi de não ter contratado o seu serviço", ou " Deveria ter fechado o serviço de cerimonial com você". É importante frisar que no dia do seu casamento por mais que trabalhemos 110% com a atitude necessária para tudo dar certo, e ser perfeito, lidamos com pessoas, serviços diferentes, e que sim pode dar algo errado, atrasos, substituições, mudanças de roteiro fazem parte, e não diminuirão o brilho deste dia.
Dizem que nosso trabalho de Cerimonial é descartável, alguns até menosprezam as atribuições e responsabilidades deste. E eu te pergunto, em quantos casamentos você já percebeu falhas de cerimonial, protocolo, controles tendo profissionais capacitados para esta atividade?
Quantas amigas já se casaram e você percebeu erros gritantes, e já repetiu para si mesmo, " No meu casamento, isso não pode e não vai acontecer! "
O quanto é importante para você este dia? O que idealizou é possível de se fazer sozinha? Se você recorrer a uma amiga ou a alguém da família, está ciente de que se elas errarem, não poderá cobrá-las por isso, pois não foram pagas para tal?
Bem, que fique claro, que o que este profissional faz no seu evento não tem preço!
Avalie bem antes de tomar a sua decisão de abrir mão deste serviço. Ao escolher por não ter, assuma os riscos do insucesso, como também do contrário, pois cada caso é um caso. Cada casamento tem a sua complexidade.
Agora, se entendeu que pelo volume de detalhes de seu casamento será impossível vencer sozinha, conte sim com uma assessoria. E antes de escolhê-la, certifique-se que é a melhor para o seu perfil, converse com pelo menos três antes de concluir, e tomar a sua decisão.
Espero ter contribuído para a sua análise.
Vamos tomar um café?


Gisele de Luna
Psicóloga das Noivas (Counseling Nupcial), Assessora em Eventos e Cerimonialista na empresa Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar. É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos. Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional. E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem

COISAS que eu gostaria que você soubesse

A  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto.  Celebrada desde 1963 pela  Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), a cada ano a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla aborda uma questão importante para esse segmento da população. Em 2023, o tema definido foi "Conectar e somar para construir inclusão".  Já em 2024 é "Nossa história: quem somos e o que fazemos".   A semana acontece anualmente e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Pedro Lucas Aproveito esta semana extremamente importante para falar também um pouco dos seis anos da Luna e Mel Recreações que está ligado diretamente aos 12 anos de vida do meu filho Pedro Lucas, meu propósito gigante de vida. E tenho certeza que ele e outras crianças com deficiência gostariam que você soubesse algumas coisas a seu respeito.

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo

E no mundo da diversão: liberem as emoções para o brincar criativo e inclusivo, você encontrará um convite para o pensar em um mundo cheio de oportunidades para brincar e aprender, e sabe aquela brincadeira genuína, que não requer muitos recursos para acontecer, e sim uma boa dose de criatividade, e mais ainda empatia? Então, é possível você também encontrá-la, desde que pergunte e se informe a respeito. Simples assim, e o melhor, possível. É tão libertador fomentar possibilidades de brincar junto independentemente das diferenças entre as crianças, afinal esta diversidade que favorece o desenvolvimento afetivo, cognitivo  e social de cada indivíduo. Este exercício de permitir-se ir além do que se tem conhecimento,  requer coragem para olhar o próximo em sua amplitude, e não somente a partir da deficiência em si.  Entendo que as emoções fazem parte da aventura do brincar. Em que cada um deve identificar, reconhecer e lidar com cada uma delas em sua vida. Falar a respeito do que nos afli