Pular para o conteúdo principal

Amor nada doce: Relacionamento abusivo


Amor nada doce surgiu da minha participação em alguns grupos, dentre outras motivações. Em algumas relações, sempre tem um que parece que ama muito e sofre por isso. Ou precisa de alguém para entender o seu valor, ou perdê-lo de vez, em prol da relação. 

Relacionamento abusivo é aquele que não importa o que você faça, o outro sente-se no direito de tentar te aniquilar, diminuir, e acabar com a sua autoestima, confiança e assim vai. São relações baseadas em controle, falta de respeito, invasões de privacidade, e acima de tudo nada de amor. Sem restrições de gêneros ou orientação afetiva para que o abuso aconteça.

Do outro lado, uma pessoa vitimizada por permitir que o outro o torne mais fragilizado e incapaz de mudar o curso de sua vida.


Então, localizei este vídeo da Jout Jout, que  traduz aspectos que evidenciam um relacionamento abusivo, de modo criativo e despojado o assunto é tratado. Na realidade ela arremata o assunto. Confira aí, e entenda como UTILIDADE PÚBLICA:







Traduzindo, não adianta o outro ser gentil em parte do tempo na relação, e te detonar, ou agredir seja física ou psicologicamente na outra parte. 


" Relacionamentos abusivos são caracterizados por uma violência psicológica, e que passa muitas vezes despercebida por quem é oprimida.  São pequenos atos, pequenos
comportamentos que tiram a liberdade, auto-confiança e segurança de alguém. "


Quem abusa, traz consigo uma situação mal resolvida, e uma visão deturbada de que para se estar com o outro tem que ser superior, ou que ainda é o único ser capaz de fazer o outro feliz, " a última bolacha do pacote" , independente do modo inconsequente e negativo que aja.





A outra parte que aceita este relacionamento abusivo, certamente está com sua autoestima rebaixada, e portanto incapaz inclusive de ser feliz sozinha. Fortalecer-se é a melhor alternativa, e quebrar o ciclo danoso extremamente necessário. Quem abusa inventa inúmeras desculpas para continuar agindo desta forma, e na maioria das vezes atribui ao outro a responsabilidade de agir assim.



" Pedidos de desculpas seguido de presentes e
promessas até uma nova agressão (gerando um ciclo). "


Romper com este ciclo vicioso não é tarefa fácil. Dificilmente consegue-se sair dele sem algum tipo de apoio, e aqui eu poderia citar que o melhor seria procurar ajuda de um profissional, um psicólogo por exemplo.


ColorVign_16_bright


Ninguém merece ser maltratado ou  ser vítima de uma relação.  Relação saudável é sinônimo de parceria, de andar lado a lado. Seja agente de mudança de si mesmo. Não aceite ser infeliz ao lado de uma pessoa que faz você se sentir menor ou mal, apenas pelo medo de ficar sozinho.





Ouse descobrir a maravilha de ser o que se é.

E que venha 2016!



Comentários