Olá,
Gostaria de compartilhar uma inquietação minha quando leio ou escuto falar que os profissionais de RH não respondem a todos os e-mail´s ou emitem feedback principalmente sobre envio de currículos ou processos de seleção em geral.
Trabalho em RH de uma grande autopeças da região, diferenciada, em virtude do dinamismo que este segmento impõe, como também pela intensa flexibilidade exigida para atender o cliente prontamente, neste caso as montadoras - a razão do nosso negócio.
Recebemos mais de 200 currículos por dia, dentre físico e por e-mail, sendo assim é humanamente impossível tratarmos cada um de modo personalizado, pois agregam-se outras atividades em recrutamento e seleção de empresas. Entendam que não é o não responder de maneira irresponsável. E, sim não conseguir.
Buscamos amenizar o impacto da não resposta, ao inserir uma resposta automática, de que o currículo foi recebido em nosso banco de talentos, sinalizamos algumas dicas, mas responder um a um requer um tempo, que hoje não temos disponível. O que não significa, a não avaliação do currículo, okay?
Temos candidatos que sabem o que querem e focam em nossa empresa, percebemos isso quando ele envia o seu currículo, faz considerações que realizou novos cursos, e estes estão atrelados ao nosso segmento por exemplo. Isso é um diferencial para nós, e certamente quando tivermos oportunidade, o chamaremos para uma entrevista.
Valorizamos profissionais que se preparam, fazem cursos voltados para indústria, possuem experiência ou não; e felizmente existem cursos em nossa região gratuitos, ou seja não há desculpa para um perfil despreparado. O complicado, é recebermos currículos totalmente desfocados da nossa realidade, e ainda serem exigidas oportunidades na mesma proporção daqueles que estão em plena busca de conhecimento, conectados com o mercado e as tendências.
Contudo, recebemos também currículos, que ao estabelecermos contato, o profissional nem conhece o negócio de nossa empresa, totalmente alheios, parece que nem sabe o que estamos falando. Curioso, não?
Então, fica uma dica se você tem foco, ou o propósito de fazer parte do time de alguma empresa em específico, conheça um pouco mais do que ela faz, avalie se o seu perfil está de acordo com a empresa / segmento. Faz uma diferença enorme ter este diferencial.
Em tempo, também fique atento a mensagens ou telefonemas principalmente por celulares, e assegure que o telefone de recado informado no currículo, é realmente de pessoa que irá lhe apoiar neste momento de busca.
Não desista da empresa que você tem em mente, e mais ainda , não desista de você. Mire e avante!
Obrigada.
Gisele de Luna
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