Pular para o conteúdo principal

Os números e o coração comandam o mundo

Simplesmente os números e o coração comandam o mundo. Primeiro os números, depois o coração. Ou será o inverso?

Acredito realmente em uma área de recursos humanos, que movimente as pessoas, que as façam pensar, que as tornem vivas em um processo que depende delas o resultado. É maluco pensar, que o foco de atenção esteja nas máquinas primeiro, mas é possível sim pensar nestas para otimizar o trabalho das pessoas, ou melhor estão ou existem para servir as pessoas, que com o toque, com o manejo delas fazem tudo acontecer.

Viver em um mundo cada vez mais agressivo por resultados, desenvolver habilidades e resiliência para administrar e conviver com qualidade neste cenário, é mais que um desafio.





Pensar em miojização* ou despamonhalização* parece engraçado, tolo. Mas, é extremamente necessário. Às vezes  deparar-se com solicitações que se analisadas friamente, com números, com a razão não são possíveis de serem realizadas com qualidade em um curto período de tempo. Porém, o erro está em aceitar estas demandas sem sinalizar o tempo de cada processo, coisa, pensamento. 

Há certamente uma confusão frente a isso, algumas tarefas atribuições são supervalorizadas, em detrimento de outras, em virtude dos valores organizacionais, e além desses da cultura de cada empresa. Uma dica positiva é perceber-se como peça fundamental na engrenagem, encarar o seu perfil como um negócio próprio.

Pensar em si como um negócio, é visualizar se está trazendo os resultados esperados para a organização a que pertence, se estes resultados são interessantes, fazem juz  aquele acordo firmado na contratação, aos objetivos sinalizados  lá no namoro do processo seletivo. É isso mesmo, não cabe ingratidão em atribuir apenas a empresa, o insucesso de uma escolha  de se fazer parte de seu time ou não. 

Os profissionais em geral são responsáveis diretos por aceitar, negociar o que é oferecido. Como você tem vendido o seu trabalho? Diz-se vender, pois não adianta realizar, trabalhar , trabalhar, e não mostrar o que foi feito. O como foi feito é bacana, porém os benefícios de sua realização laborativa devem ser sinalizados, por isso os números foram citados  no princípio desta publicação. A criação de indicadores de performance é aliada para isso. Cada vez mais é exigida uma gestão visual, numérica, clara e transparente sobre o que é reduzido, o que aumentado, ou ao que agrega-se valor. Ou se meramente faz-se parte do processo como coadjuvante, imperceptível, fantasma. 

Usar o coração é mais que um recurso, ele aponta o caminho do que é prazeroso, o que encanta, fascina, dá entusiasmo, e empurra para frente. Os números, trazem a junção disso, mostram que agir pelo coração, em dadas circunstâncias também traz resultados incríveis para a organização. 

Bem, se você ainda não sabe demonstrar o seu diferencial, ou a vantagem competitiva de ter você no time, está mais do que na hora de informar-se a respeito. Peça feedback aos seus colegas de trabalho, se tiver canal aberto com seu superior, é um bom momento de mostrar que está atento as tendências e ao movimento da empresa, coloque-se a disposição para nivelar informações e realinhar o foco.

Todos saem ganhando nesta história tenha certeza disso. O ponto de partida está em você mesmo!


Ósculo e amplexo!



Gisele de Luna




(*) Conceitos de Mario Sergio Cortela, Filósofo e Educador acerca das Doenças do Pensamento.http://devastacao.wordpress.com/2011/11/06/miojizacao-do-mundo-e-despamonhalizacao-da-vida/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela orientativa para transição de medicamentos de seu filho especial

Well, esses dias o Neuropediatra do meu filho prescreveu uma série de mudanças nas dosagens, como também períodos/fases, horários para ser administrado cada medicamento. Confesso, que marquei no azulejo da minha cozinha as mudanças, mas mesmo assim, me equivoquei em duas situações. Então, matutando, pensei que se tivesse algo sistematicamente escrito poderia me ajudar. Bingo, coloquei os dados em uma planilha em excel, separei a quantidade de dias, horários, períodos, a dosagem, os medicamentos, e cada fase de transição dos medicamentos. E digo, tem dado certo, pois conforme separo os medicamentos eu marco na folha impressa o que já foi administrado. Ufa... Gostaria então de compartilhar esta ferramenta gerada de controle na mudança da medicação do pequeno, assim podemos evitar erros de dar dosagem superior, ou esquecermos algum medicamento, ou passar da hora etc. A ideia é marcarmos conforme separamos e administramos na criançada... São muitos detalhes, e o erro faz o...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...

Parte 3: Fazer ou não uma Tattoo - Prós e contras, e agora José?

A ideia deste post é evoluirmos e pensarmos um pouco mais, já falei que nada ocorre por acaso do destino, todo e qualquer movimento na sociedade se dá em virtude de seu contexto histórico, então a análise não pode ser isolada. É fato também, que não podemos fechar os olhos as razões pelas quais existem tanto blá blá blá quando falamos em tattoos. Nos próximos parágrafos serão apresentados as vantagens "Prós" e as desvantagens "Contras " de se fazer ou não uma tattoo . E agora José? É apenas para atribuirmos a cada um de nós a responsabilidade de tomar esta decisão ou não. Estou quase chegando lá, e apresentarei também a Perspectiva religiosa das tattoos , é pecado ou não? E para isso, localizei um vídeo que encerrará este post. Vantagens e Desvantagens A tattoo marca nossa pele e é um tanto quanto complicada de ser removida (e sua pele nunca mais voltará a ser mesma). Por isso, leve em consideração que é um desenho que ficará em seu corpo para o re...