Pular para o conteúdo principal

Mantenha a discrição quando o assunto é: Casamento



Mantenha a discrição quando o assunto é: Casamento. Este post é uma oportunidade para refletir sobre como conduzir os preparativos, como também o evento em si.


Gostaria de dar uma dica as noivas e aos noivos também, o casamento traz por si só muita expectativa, afinal, é muitas vezes a realização de um sonho.

Atenção, não só da noiva ou do noivo, mas das famílias envolvidas, aqueles amigos parceiros de uma vida etc. Então, é bacana administrar bem as emoções e ansiedade para não gerar expectativas muito altas nas pessoas, mantendo certa discrição em detalhes da cerimônia, da recepção caso haja.

A razão disso? Quando falamos muito a respeito de algo que está por vir ou  acontecer, começamos a elaborar mil situações, fantasiar outras, e assim podemos gerar uma expectativa elevada nos convidados e em nós mesmos.

É aí que está o perigo. Entendam, que são elementos pessoais de cada um, que percebe cada situação de uma forma, tem a ver com a história de vida, valores e crenças individuais.

Para demonstrar isso, há mais de um ano comecei a ouvir entre familiares sobre preparativos de um casamento de uma conhecida bem próxima. Cada dia existia uma surpresa nova, o local, a decoração, a cerimonialista, o buffet, as lembranças, o cardápio, com por menores.

Não só eu, como muitas pessoas que participaram deste sonho, também sonharam com o dia, e investimos neste casamento. Abre aspas " investir aqui significa, nos preparamos para o grande dia, roupa, penteado, maquiagem, o presente, e toda e qualquer logística necessária para participarmos deste momento único e inesquecível."

Para resumir, o casamento foi um fiasco, aconteceram situações absurdas e desfocadas de tudo que escutamos nos últimos 365 dias que antecederam a data.

Ainda sou da opinião que os casamentos são dias mágicos, e que tem que dar certo, pois a marca do registro de um planejamento e execução mal sucedidos, torna-se alvo fácil para comentários, 'mi mi mi' dentre outros. Ninguém quer que o seu casamento seja lembrado por aspectos negativos, como "não tinha comida suficiente", " fomos mal atendidos " , " o garçom não servia a nossa mesa" , " sair do casamento para comer uma pizza ou um lanche" e tantos outros cenários.

Todos esperam que o dia seja incrível, que a noiva esteja deslumbrante, que o salgadinho esteja quente, e lá vai inúmeras outras situações tão previstas. E quando percebe-se que nada parece com tudo aquilo que o noivo ou a noiva falavam, há uma frustração grande a respeito. E estudos comprovam que experiências ruins, ou reclamações, ou desgraças alheias costumam ser faladas no mínimo dez vezes por cada convidado, enquanto as boas, propagamos até três a cinco pessoas.

Essa tese é reforçada, quando ouvimos que notícia ruim chega a galope, ou seja mais rápido. Imaginem então, uma cerimônia com cerca de cem convidados, pronto temos mais de mil comentários tristes e pesarosos. Isso é pra acabar com qualquer ser.

Então, evite muitos comentários, restrinja - os a pessoas realmente que querem o seu bem e que façam parte desta história do casal. Isso se aplica a outras situações da vida, outros eventos, não necessariamente apenas a casamento. Quanto menos souberem a respeito, mais chances tem de serem surpreendidos, e minimizamos assim a chance de comentários maldosos e que não agregam aos noivos e familiares.

É um momento muito especial para ser banalizado ou criticado, ou qualquer outra coisa que não seja boa. 

Sonhe, planeje e execute o seu casamento respeitando a si mesmo, como também a todos a sua volta. Faça o melhor que puder e que este melhor esteja presente em cada detalhe, sentido deste encontro.

Fim!



Gisele de Luna | Luna & Mel
Psicóloga, crp 06/52233-8
Cerimonialista formada pelo SENAC
Assessoria em Eventos Corporativos, Públicos, Sociais e Culturais
Especializada em customizar ideias com estilo, bom gosto e criatividade

Skype: giseledeluna
E-mail: giseledeluna@hotmail.com
https://www.facebook.com/delunaemel
Celular: 12 9.9199-3946 / 98226-3989

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...