Pular para o conteúdo principal

Mães, Pais, Filhos, Irmãos, Avós, Tias, Profissionais e tantas outras Pessoas mais que especiais

Mães, Pais, Filhos, Irmãos, Avós, Tias, Amigos,
Profissionais e tantas outras Pessoas mais que especiais


Pretendo aqui falar da riqueza de ter pessoas especiais cuidando de pessoas ainda mais especiais. Seria muito pequeno e talvez, injusto, dizer que apenas as mães de crianças com deficiências sejam especiais. Na verdade hoje, posso dizer que tudo começa mais ou menos assim...

As crianças são especiais por terem limitações que exigem de pessoas como a mãe, pai, irmãos, tios, avós e tantos profissionais cuidados, pois são incapazes de realizar sozinhas, algumas tarefas sempre, outras por algum tempo.

Hoje em contato direto com a literatura, sites, e mais de 12 profissionais da saúde de diferentes especialidades (Neuropediatra, Fisiatra, Hematologista, Terapeuta Ocupacional, Oftalmologista, Ortopedista, Cardiologista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Dentista, Pediatra, Psicólogo etc), e ainda sendo mãe e psicóloga, sei que tudo é muito relativo, e que a resiliência* para as pessoas que tem em seu repertório crianças especiais, certamente é mais presente.

Precisamos ser mais elásticos, criativos, flexíveis para ver o que muitos as vezes não veem, perceber com o olhar o que nossos filhos querem, entender um balbucio, um gesto, um choro e ver a riqueza de cada nova conquista, seja ela do tamanho de um grão de areia, ou gigante como o universo.

E para isso, pensei nesta publicação para confortar a minha alma, e de tantas outras pessoas... Então, fui pensando assim...E expandi este pensamento também na criação de uma página no facebook http://www.facebook.com/MaesFilhosEPessoasMaisQueEspeciais destinado a estas pessoas especiais, com dicas, orientações, informações e tudo mais que couber neste cenário.

Certamente, existe sim uma hierarquia de cuidadores, não tenho dúvida nenhuma disso...Alguns mais presentes, e outros mais na retaguarda. Mesmo assim, todos excepcionais por doarem uma energia que poderia ser usada em outra pessoa, para si próprio, ou para qualquer outra coisa.

Entenda, que estar ao lado, junto, e com uma criança especial, desperta em nós uma competência diferenciada, a de darmos valor a vida de maneira extraordinária, os segundos, minutos, horas, dias, semanas são preciosos, pois poderão ser breves, devido tamanha intensidade.

Exercitar ser melhor, é algo possível para todos, até aqueles que sentem-se imortais, autosuficientes... Em breve publicarei, algumas dicas então para lidar melhor com esta realidade, e quem sabe assim, ser mais inclusiva. Espero que sejam bacanas e tornem-se práticas... Até breve!













Comentários

  1. PARABENS. MATÉRIA LINDA. DEUS À ABEÇOE NESTE PROGETO. QUE ÊLE CRESÇA. E AJUDE MUITOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, acredito neste projeto e tenho fé que ele ajudará muitas pessoas, do mesmo modo que eu preciso de ajuda, e me fortaleço ao receber comentários, como o seu. Att.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...