Pular para o conteúdo principal

Existem pessoas e aquelas pessoas


Curiosamente a partir do momento da leitura do texto Mendigo Social (Angela W Lima), um  pensamento insistente aconteceu e automaticamente vieram algumas situações e fatos ocorridos de maneira recente.
O pensar requer esforço, o querer também, o realizar então nem se fala, o cumprir com o combinado não tem preço. Então, é mais fácil mesmo apontar o não feito dos outros do que o seu próprio. O outro erra, eu não. Ele tem oportunidade (sorte) e, eu não. O acordado não é feito, e simplesmente tudo bem.  Fica esquecida que toda ação gera uma reação, que o preparo impulsiona a oportunidade. E que muitas vezes o dito fica pelo não dito. E alguém certamente irá pagar essa conta.
A vida é feita de ciclos, um frenético vai e vem, aquelas pessoas esquecem-se disso, mas irão lembrar-se quando se depararem com outras aquelas pessoas, e certamente irão se sentir injustiçadas, memória breve, talvez nem perceberão que já fizeram repetidas vezes o mesmo.
Foi-se o tempo em que a noção da tênue diferença entre certo e errado, bom e ruim, bem e mal pareciam estar estampados em toda a parte. Hoje é comum, justificar-se e não realizar, e não o contrário. São criadas tempestades, enquanto com um mero copo d´água poderíamos servir, resolver, economizar. Ora simplificar para quê? Se o complicado dá ibope, e agrada mais falar ou expor os infortúnios.
Aquelas pessoas, algumas lendo inclusive este emaranhado de palavras, vestirão a carapuça, recolherão seus pensamentos e talvez ao deitarem-se no travesseiro sintam a pressão psicológica do não realizar, ou do infernizar os outros,  trazendo como conseqüência de seus atos.
Ainda há de se acreditar na lei do retorno, ou se deseja o bem, o bem virá ao seu encontro. Talvez seja otimista demais, mas praticar o correto, o bem, valorizar o que é bom nunca deverá sair de moda. Importante é dar o primeiro passo, a leveza do ser pressupõe um mundo de censuras com a intenção de preservação da espécie. Resume-se, não faça para o outro o que não quer para si próprio. Autenticidade e coerência têm que estar presentes em qualquer papel da vida de qualquer pessoa, seja ela aquela ou não.
Cada um deve brilhar pelo seu próprio mérito e louvor, alguns irão se satisfazer com a luminosidade de uma constelação, outros simplesmente com o brilho de um trabalho bem feito. A esperteza tenderá a ter vida curta, se cada um concentrar-se no que realmente importa, ser feliz e do bem será regra geral.
Senhores, senhoras não há de se estar neste mundo a toa, perpetue sua espécime estando a frente, propondo soluções, sendo ético, parceiro, fraterno. Caberia sabiamente o papel de facilitadores, propulsores de sonhos, ou simplesmente pessoas do bem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...