Pular para o conteúdo principal

Oficina das Emoções – inspirada no filme Divertida Mente 2

As crianças ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nascem sabendo como devem agir e reagir ao sentirem alguma emoção, e é nessa hora que gritam, lançam objetos, choram, se jogam no chão etc. As crianças fazem isso porque não sabem como comportarem-se quando ficam tristes ou com raiva, então precisamos ensinar.


É importante que a as crianças aprendam a identificar, conhecer, controlar e reconhecer as emoções, inclusive no outro, desenvolvendo assim a empatia e criando habilidades emocionais desde pequenos, contribuindo assim para que sejam adultos responsáveis emocionalmente com o outro e consigo mesmos.

Em 2021 lançamos a oficina das emoções, com foco na empatia e no gerenciamento das emoções primárias: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojo, contribuindo para o desenvolvimento da autoconfiança, autodisciplina, autoconhecimento e inteligência emocional.

E agora, orgulhosamente temos a edição 2. Na sequência de Divertida Mente em que o tempo passou e Riley cresceu, agora já tem corpo e mente de adolescente. Alegria, Raiva, Medo, Nojo e Tristeza são mais uma vez os protagonistas da história. As novas emoções abordadas são: ansiedade, inveja, vergonha, tédio, nostalgia; e há especulações que estarão presentes também o amor e o orgulho.







De maneira estruturada montamos a oficina criativa para trabalhar as emoções primárias, como também as emoções mais elaboradas ou novas. Imagine crianças e adolescentes vivenciando a partir da ludicidade as emoções, com capacidade assim de reconhecê-las e atuarem de modo mais assertivo em suas vidas?

Certamente uma forma de cooperarmos para um mundo mais saudável, e futuros adultos mais felizes, pois quanto melhor souberem lidar com suas emoções, menos problemas psíquicos  eles irão desenvolver.


                                             


As oficinas contam com ferramentas divertidas e dinâmicas,  abordam todas as emoções citadas acima. Cada criança recebe o seu kit contendo todos os materiais necessários para o cumprimento da agenda de atividades. Contamos ainda com pinturas artísticas, esculturas em balões, tatoos,  guloseimas como algodão doce e m&m, além é claro, de fábrica de slime, colagem, modelagem e muito mais.

Quer saber mais? Maiores informações são obtidas com a Tia Gih pelo whatsApp 12 99170-5413, que além de psicóloga de formação atua com recreação criativa e inclusiva já tendo realizado mais de 1300 eventos com sucesso ao longo de mais de 6 anos de atuação na área de entretenimento lúdico, criativo e inclusivo.

É isso aí!

.

.

.
#oficinadasemocoes1 #oficinadasemocoes2 #divertidamente2 #recreacao #emocao #medo #raiva #nojo #alegria #tristeza #bingbong #ansiedade #vergonha

Comentários

  1. Amei !!!! Muito interessante a Oficina das Emoções !!!!!
    O José Victor com certeza irá participar e amar ...... Porque já é adolescente e precisar conhecer e vivenciar essas emoções.
    Parabéns Gisele de Luna pela iniciativa!!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Mônica! José Victor será muito bem vindo! Certamente a oficina das emoções vem justamente para tornar este processo de reconhecimento das emoções peça chave para a saúde mental de nossas crianças e adolescentes. Muito obrigada.

      Excluir
  2. Que trabalho LINDO e NECESSÁRIO!!! Parabéns. Vou repassar para a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência 🥰😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada triplamente, por considerá-lo lindo, necessário e mais ainda, por compartilhá-lo. Continue sendo luz, gratidão.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...