Pular para o conteúdo principal

Tudo o que um (a) Cerimonialista não é



Chega de contos de fada, histórias da carochinha, somos pessoas reais. Refletindo um pouco a respeito das referências que são feitas a este profissional, acabo por perceber o quanto nós mesmos nos boicotamos no que diz respeito as nossas atribuições e responsabilidades.

Já ouvi muito que o Cerimonialista é uma fada madrinha, penso que é muito pelo contrário, tudo que este profissional faz em um evento requer muito trabalho,  sincronia, riqueza de detalhes, não é passe de mágica, ou um simples tilintar da varinha de condão. Pensar que se faz em um passe de mágica, reflete em algo de fácil realização, sendo que isto não é real.


Cerimonialista não é fada madrinha e nem tão pouco anjo, é uma pessoa real, como você, e que deseja que o seu grande dia seja concretizado como sonhou, baseado em planejamento e execução com excelência..”

Os sonhos são reais, não consigo imaginar o Cerimonialista diferentemente daquela pessoa multifuncional, responsável pelo atendimento telefônico, cozinhando, digitando no computador, atendendo aos filhos, ou a noiva, confirmando presença dos convidados, indicando fornecedores, fazendo orçamentos, pechinchando valores, e tantas outras atividades. É até doido querer materializar isso em uma imagem. Talvez se pensássemos em um polvo seria mais justa a comparação. Curioso.

Nem tão pouco é satisfatório atribuir a nós o papel de anjo da guarda, com grandes asas, divinos não, somos humanos. E portanto, inclusive passíveis de erros se não estivermos focados em nossas atividades da maneira adequada, e seremos sim responsabilizados por isso. Praticamente tudo que dá errado em um evento, é atribuído a nós o insucesso.

Não somos aquela pessoa, que só entregará as lembrancinhas, ou só orientará a entrada na cerimônia, ou que só guardará os pertences dos noivos durante a recepção, ou que só irá conferir a lista de convidados ou presentes... E assim vai!

Enquanto atribuirmos a nós algo irreal, insistindo nesta imagem do passe de mágica, nossas atividades não serão valorizadas. As pessoas precisam perceber a dimensão do que fazemos em seu grande dia, e o impacto do contrário.

E sendo assim, #SaveTheDate, 29 de outubro, Dia do Cerimonialista, cada vez mais presente nos eventos, e por que não dizer mais necessários.

É isso aí, até a próxima!




Gisele de Luna, Psicóloga, CEO Cerimonialista, Assessora em Eventos pela Luna & Mel Assessoria e Cerimonial.














Comentários

  1. O que dizer dessa pessoa Gisele de Luna, simplesmente digo, que ela é uma pessoa Vanguardista, ou seja, a frente do seu tempo! Buscando inovação em tudo que faz, seja no projeto de inclusão, seja como cerimonialista, ou até mesmo na assessoria em um projeto ousado como o do Concurso da A Estilosa GG 2017! Força sempre mulher 360º!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...