Pular para o conteúdo principal

Cerimonialista: O que ele faz no seu evento Não tem preço!



Oie, Noivinhas lindas e maravilhosas,
Hoje resolvi vir aqui e falar um pouco a respeito de reclamações que tenho ouvido a respeito de falhas em serviços de cerimonial desta ou daquela profissional.
O fato é assim, primeiro, que tipo de serviço você realmente contratou? Cerimonial completo, ou seja acompanhamento desde a decisão do casamento, assessorando em planejamento, orçamentos, visitas técnicas, negociações etc? Ou Cerimonial Dia, em que a Cerimonialista entra em ação praticamente na semana ou no dia do casamento, com checagem das entregas dos fornecedores, montagem, cerimonial, recepção e desmontagem da recepção, caso haja? Ou apenas serviço de cortejo, que significa que você contratou a profissional apenas para orientar nas entradas da cerimônia (noivo, padrinhos, pais, daminhas e/ou pajens, noiva etc), homenagens, cumprimentos, saídas e fim? Ou apenas apoio na Recepção, ou seja controle de lista de convidados, verificação da disposição dos serviços, cadência da recepção com horários certos de fotos, abertura da pista de dança com os noivos, hora da gravata e/ou do sapatinho, fotos com padrinhos, familiares e amigos, corte do bolo, brinde, hora do buquê, comes e bebes dos noivos e mais?
Veja, faz toda a diferença você contratar a primeira modalidade de serviço e a última citada. As exigências são diferentes em cada uma delas. Exemplo, você não poderá cobrar da Cerimonialista a desmontagem da festa, se tiver contratado apenas a Recepção, pois como ela irá realizar um trabalho adequado se não acompanhou as entregas dos fornecedores e nem conferiu o que foi entregue? Porém, você poderá sim cobrar desta profissional se ela esqueceu o terço que você ganhou de sua avó e que você entraria juntamente com o buquê, se de fato isto estava no script de todo o trabalho.
Tenho ouvido muitas queixas, e falas tipo " Me arrependi de não ter contratado o seu serviço", ou " Deveria ter fechado o serviço de cerimonial com você". É importante frisar que no dia do seu casamento por mais que trabalhemos 110% com a atitude necessária para tudo dar certo, e ser perfeito, lidamos com pessoas, serviços diferentes, e que sim pode dar algo errado, atrasos, substituições, mudanças de roteiro fazem parte, e não diminuirão o brilho deste dia.
Dizem que nosso trabalho de Cerimonial é descartável, alguns até menosprezam as atribuições e responsabilidades deste. E eu te pergunto, em quantos casamentos você já percebeu falhas de cerimonial, protocolo, controles tendo profissionais capacitados para esta atividade?
Quantas amigas já se casaram e você percebeu erros gritantes, e já repetiu para si mesmo, " No meu casamento, isso não pode e não vai acontecer! "
O quanto é importante para você este dia? O que idealizou é possível de se fazer sozinha? Se você recorrer a uma amiga ou a alguém da família, está ciente de que se elas errarem, não poderá cobrá-las por isso, pois não foram pagas para tal?
Bem, que fique claro, que o que este profissional faz no seu evento não tem preço!
Avalie bem antes de tomar a sua decisão de abrir mão deste serviço. Ao escolher por não ter, assuma os riscos do insucesso, como também do contrário, pois cada caso é um caso. Cada casamento tem a sua complexidade.
Agora, se entendeu que pelo volume de detalhes de seu casamento será impossível vencer sozinha, conte sim com uma assessoria. E antes de escolhê-la, certifique-se que é a melhor para o seu perfil, converse com pelo menos três antes de concluir, e tomar a sua decisão.
Espero ter contribuído para a sua análise.
Vamos tomar um café?


Gisele de Luna
Psicóloga das Noivas (Counseling Nupcial), Assessora em Eventos e Cerimonialista na empresa Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...