Pular para o conteúdo principal

O desafio de se reinventar na carreira

Recebi um novo desafio profissional, e não estou preparado para ele, e agora?



Avaliando psicologicamente os aspectos relacionados a competências, os gaps de conhecimentos, habilidades, experiências são possíveis de ser vencidos se  tratados com foco e devida ordem de prioridade. Não obstante, está também ligada a atitude, consolidando o saber, o fazer e o querer fazer, daí fazer bem.

Esses dias um colega de profissão, publicou vídeo acerca do desafio de um profissional sobreviver e desenvolver-se em Educação Corporativa, o título "Virei T & D! E agora? (...) "  por Marcelo de Elias. Assista, "Virei T & D! E agora? Como sobreviver e se desenvolver em Educação Corporativa" , dicas excelentes para administrar mudanças, aproveitar o melhor das oportunidades, criando e se reinventando.

Bem, o que posso dizer a respeito, o desafio é comum para quem tem que fazer o caminho inverso, o ponto de partida é o mais difícil, digo independentemente de atuar em recursos humanos ou em qualquer outra área, não limite-se aos que os outros dizem a seu respeito, e nem as suas crenças limitantes.

Precisamos ver, fazer e obter, como Stephen R. Couvey cita em "Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes", é um verdadeiro ciclo. Torna-se imprescindível rever e quebrar os paradigmas, ver o cenário atual, percebê-lo. Identificar o que está de acordo e o que não está. A partir disso, é possível definir e traçar as mudanças necessárias para imprimir um novo fazer. E por último, pelo fazer bem, e repetidas vezes o resultado será obtido. Toda mudança de comportamento, requer uma mudança de pensamento. A mudança é clara, ela começa de dentro para fora. Certamente, às vezes recebemos inputs vindo de fora, que nos fazem ver de modo diferente o mundo, e que bom!

Se você acredita verdadeiramente que é possível, ouse, faça, pesquise, pergunte, busque alternativas, só não fique parado no tempo.

Independe se você estiver no fim, meio ou no tempo que considera final de carreira. Hoje em dia estamos cada vez mais distantes da aposentadoria no ponto de vista legal. Isso quer dizer que temos que nos manter empregáveis, interessantes, sermos vistos de maneira positiva e agregando valor contínuo ao negócio.

O mundo do trabalho mudou, mude, antes que mudem você.

Aproprie-se do senso de urgência, não aceite o não conseguir, imprima a sua cadência, faça o melhor que puder, mostre para si e para os outros que você é capaz. Não aceite o limite, destrua-o, e vença sempre!

É isso aí!


Gisele de Luna


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...