Pular para o conteúdo principal

Cidades cada vez mais inclusivas




Uma das últimas pesquisas do IBGE aponta um número expressivo de pessoas com deficiência em nosso país, os números são robustos. Intrigante também imaginar como devem viver estas pessoas, fiquei impressionada com a quantidade de pessoas, e confesso que me incomodou bastante, pois percebo que estamos distantes de garantir na totalidade a acessibilidade necessária para cumprimentos dos deveres do poder público e atendimento aos direitos destas pessoas.


"No Brasil, os dados do Censo de 2010 realizado pelo IBGE, indicaram um percentual de 23,90% da população total, o que equivale a 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Desse total, 18,6% são pessoas com deficiência visual, 5,10% são pessoas com deficiência auditiva, 7% são pessoas com deficiência motora,  e 1,4% são pessoas com deficiência mental ou intelectual." A seguir alguns gráficos que demonstram esses números e a relação deles com nível de instrução, ocupação no trabalho e por idade.










Pergunto, onde estão estas pessoas? É fato que temos visto mais pessoas com deficiência circulando pela cidade, é certo que ainda com muita dificuldade, pois temos barreiras arquitetônicas significativas.


Esses dias participei de um evento, e estes números foram reforçados, o maior índice está para as pessoas com deficiência visual, e evoluímos tão pouco quanto a inclusão para estas pessoas. Não podemos esquecer que estas pessoas precisam como nós viverem e não sobreviverem e ficarem reclusas, estes são mais prisioneiros do que os próprios detentos nos presídios. 


Muito embora reconheça que as cidades, passam gradativamente a tornarem-se mais inclusivas, comprovadamente percebida nas evoluções em diferentes cenários, como por exemplo aqui em Taubaté, balanços para as crianças com deficiência na Praça Santa Terezinha, rampas para acesso aos deficientes físicos, aqui evidenciados os cadeirantes, e também mesas exclusivas em shopping local.



Imagem meramente ilustrativa de balanço similar existente na Praça Santa Terezinha de Taubaté


 Mesa exclusiva para pessoas com deficiência no Taubaté Shopping Center. Destaque muito positivo.




Local que faz tatuagem em Taubaté com rampa para cadeirante. Me chamou bastante atenção. 


Precisamos avançar mais, e mais rapidamente, para isso deveremos falar muito sobre o tema, discutir alternativas, participar e exigir dos órgãos públicos políticas e práticas que garantam o quanto antes, igualdade social.


Gostaria de convocar você que é cidadão, preocupado com as causas sociais, atento as necessidades alheias, e sensível as  
mudanças que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa. Talvez você não seja uma pessoa com deficiência, ou não tenha em seu cenário, parentes, amigos, ou conhecidos com deficiência, mas mesmo assim você continua sendo  um pessoa inserida em um mundo cheio de adversidades.


Vamos falando sobre isso, e ampliando as possibilidades.


É isso aí!





Comentários

  1. Bom dia,
    É com imenso prazer que vejo sua matéria onde vejo uma foto da nova praça de alimentação do Taubaté Shopping, e me traz uma imensa satisfação em saber que meu projeto teve uma aprovação considerável e que trouxe algum tipo de beneficio para a sociedade.
    Isso que nos motiva a fazer mais, pensando em todos.
    Obrigado,
    Rodrigo Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Ferreira,
      Continue com propostas de acessibilidade, ou melhor pensando no benefício dos demais. O seu projeto traz mais dignidade, e fala mais ou menos assim: "Aqui, vocês - pessoas com deficiência - são bem vindos, e voltem sempre quando quiserem, nos preocupamos com o bem estar de vocês!" E nós mortais, deveríamos pensar mais nisso, e garantir igualdade de direitos independente de credo, raça etc. Parabéns, siga em frente!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar inclusivo no Setembro Amarelo

O brincar é fundamental para ajudar a lidar com a ansiedade e depressão, e por isso é importante que esteja presente no Setembro Amarelo.  Também o brincar inclusivo é imprescindível para ajudar crianças, jovens e adultos com deficiência a elaborarem suas emoções frente a um cenário cheio de desafios e nada acessível na maior parte do tempo. A partir de atividades adaptadas para atender suas necessidades específicas, questionamentos às famílias sobre particularidades, como também com o respeito ao tempo de cada um é possível promover ambientes inclusivos e acessíveis. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a promoção da saúde mental. Para isso, é importante quebrar o tabu sobre o tema e incentivar o diálogo aberto. Todas as pessoas importam. Todas as emoções importam. E tudo bem, sentir-se triste, ou com raiva, ou com medo, e assim vai, contudo a relevância está no modo como você vivencia. O reco...

Bienal Literária de Taubaté: 3ª Edição contará com o Espaço do brincar

No próximo final de semana você está convidado a fazer parte da história da 3ª Bienal Literária de Taubaté, nos dias 9 e 10 de novembro, das 12h às 20h, no Departamento de Arquitetura da UNITAU, situado na Praça Félix Guisard, 120 – Centro, Taubaté – SP.  Nesta edição, em parceria com a Luna e Mel Recreações, empresa de entretenimento especializada em recreação criativa e inclusiva,  o evento contará com um espaço dedicado ao brincar para piticos, gigantes e adultos legais.  Saiba mais... O espaço do brincar é um ambiente que favorece a diversão, o jogo, a leitura e a aprendizagem. É interativo e contempla a convivência, a diversidade, a inclusão e a subjetividade. Agradável, com estímulos para a curiosidade e favorece o desenvolvimento da imaginação, criatividade e a concentração.  Além disso, têm o propósito de garantir o direito ao brincar, como manifestação cultural, individual e coletiva para a produção de repertório de vida e compreensão do mundo. E, para tanto...

Em tempos de gente seca, chova amor

Enquanto lê, você pode ouvir: Músicas para Recomeçar E neste sentimento, e nesta crença " Em tempos de gente seca, chova amor..." retorno por aqui...  Nossa que saudade... Bem, indo direto ao ponto, minha vida deu uma virada de 360 graus. Não vou entrar em detalhes agora, pois não é devido, e não fará muita diferença. Importante, é saber que todos nós passamos por desafios, e se eles não nos matam, de fato nos fortalecem. E é assim que tem sido desde quando tomei uma das decisões mais difíceis, porém acertadas de minha vida. Começar de uma maneira diferente novamente requer coragem, foco, força e fé. Isso não me falta. Mas, cansa muito. Tem horas que vacilamos, estremecemos, e daí lembramos de todos os motivos pelas quais mudamos a direção de nossas vidas. Respiramos. Engolimos o choro. E, seguimos em frente. Um monte de projetos incríveis, montei um anexo para a Luna & Mel Assessoria em Eventos e Cerimonial muito retrô, rústico e vintage. Como tenho que ...